APOSENTADORIA POR IDADE E SEU CALCULO

380 palavras 2 páginas
A aposentadoria por idade e o seu cálculo
7 fev, 2013 Aposentadoria por idade Sergio Pardal Freudenthal 382 Comentários
24
No Regime Geral de Previdência Social (INSS), de decisões do STJ consolidadas em uma lei de 2003 surgiu uma novidade no mundo jurídico, a dispensa da qualidade de segurado para requerer o benefício aposentadoria por idade. Compreendeu-se que quem houvesse completado o período de carência (tempo mínimo de contribuições, atualmente 15 anos) seria detentor de um patrimônio jurídico, e quando completasse a outra exigência, 65 anos de idade para o homem e 60 para a mulher, teria direito à aposentadoria por idade mesmo que naquele momento não tivesse a qualidade de segurado.
É realmente uma novidade, no seguro social já existe um período de graça, quando se mantém a qualidade de segurado por um período sem contribuição, mas, como em qualquer seguro, para ter direito a qualquer benefício teria que ter a tal qualidade de segurado. Enfim… E vale lembrar que nos regimes próprios dos servidores públicos não existe esta possibilidade.
O cálculo da aposentadoria por idade se faz em 70% da média contributiva mais 1% para cada ano de contribuição. A média se utliza dos maiores salários que representem 80% de todos desde julho de 1994 e o fator previdenciário só incide se for favorável, maior do que um. Assim, sendo o mínimo de contribuições 15 anos, o patamar mínimo de cálculo será 85% da média, sempre lembrando que nenhum benefício substitutivo da remuneração pode ser menor que o salário mínimo.
Ocorre que, para os benefícios voluntários, entre eles a aposentadoria por idade, a lei dispõe que o divisor mínimo para a média deve ser 60% do período entre julho de 1994 e o início do benefício. Assim, na grande maioria das vezes, mesmo para quem completou os 15 anos de contribuição após julho de 1994, o benefício fica em um salário mínimo.
Existem muitas teses sobre a correção ou não deste cálculo, mas se não houvesse um divisor mínimo para a média,

Relacionados

  • fonética
    73879 palavras | 296 páginas
  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas
  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas
  • 5ª aproximação
    96204 palavras | 385 páginas