APORTES TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil deve ter a intenção de oportunizar a criança uma aprendizagem segura, baseada no cuidado, no afeto, e no cognitivo. A teoria que mais se adapta a essas propostas é o construtivismo de Piaget, que alega que a criança constrói seu próprio conhecimento, através da interação da criança com o meio em que vive, sendo que o aprendizado se dá por fases. O objetivo da educação deve ser o de favorecer a construção das estruturas cognitivas, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento, sendo assim, oportunizando ao sujeito o processo de construção do conhecimento. Chiarottino diz que:

“O ser humano, segundo Piaget, nasce com a possibilidade de em contato com o meio, construir seus esquemas de ação e coordená-los em sistemas. Ao se construírem em nível exógeno esses esquemas dão origem a uma transformação em nível endógeno ou neuronal que permitirá novas concepções de estímulo do meio. A esses, o organismoresponderá, construindo outros esquemas de ação, provocando, concomitantemente, novas transformações em nível neuronal, que se constituirão estruturas mentais.”

Na interação com o meio, que no caso é a escola, a criança desenvolve a parte emocional, motora e consequentemente a parte cognitiva, assim ocorre a aprendizagem por fases, uma fase depende da maturação da outra, é uma sequência de aprendizagem. Outros fatores importantes e talvez, indissociáveis na educação infantil é o cuidado e o afeto, pois possibilitam a criança uma maior interação entre crianças e professor, e nessa interação a criança tem a oportunidade de construir o seu conhecimento. Nessa fase as crianças estão bastante atreladas a família, então a afetividade e o cuidado é muito importante, pois acrescentam segurança, aconchego e com isso se dá a aprendizagem. Sendo assim, Machado diz que:

“Portanto, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Aportes teóricos da educação infantil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aportes-Te%C3%B3ricos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/12004.html

MLA

"Aportes teóricos da educação infantil" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aportes-Te%C3%B3ricos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/12004.html>.

MLA 7

"Aportes teóricos da educação infantil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aportes-Te%C3%B3ricos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/12004.html>.

CHICAGO

"Aportes teóricos da educação infantil." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aportes-Te%C3%B3ricos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/12004.html.