Apoptose e necrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOPTOSE E NECROSE

Quando a célula programa a própria morte
(Resenha critica)

O presente estudo mostra diversas fases, interferências e mudanças que ocorrem antes e durante e depois dosprocessos de apoptose e necrose nos organismos.
No primeiro instante vemos a célula posta como vitima por conta das agressões sofridas por mecanismos que levam á morte através do processo de necrose; taiscomo as lesões físicas e/ou químicas , radiações, traumas, altas temperaturas e falta de oxigênio. Essas informações são expostas com clareza e transparência, pelo autor.
Já com o processo “oposto”temos o caso tratado através da apoptose, que é sub rotulado de Suicídio silencioso. Como os dois casos tem alguns pontos em comum e outros opostos, o texto poderia ser exposto em forma de comparaçõessimultâneas a fim de trazer mais conforto e entendimento, isso do ponto de vista de um leitor desprovido de amplo conhecimento técnico ou teórico do assunto.
Alguns exemplos bem claros e de fácilacesso como o de um girino que passa pelo processo natural e se transforma em sapo adulto, ou como a lagarta e a crisálida se transformando em borboleta e ainda o mais o próximo de nos seres humanosquando perdemos as membranas interdigitais, todos esses exemplos nos ajudam a entender como muita clareza esse processo.
Os programas de destruição, na apoptose, tem função letal não abrindo mão nemmesmo do ácido desoxirribonucléico. Essa fase é colocada pelo autor como um fator normal e de fácil entendimento o que para o leitor é um ponto positivo sendo que é a parte mais importante do caso, o quefica um pouco não muito claro são as colocações entorno do processo em questão, como os fragmentos e seus pares.
Uma das fases mais complexas é o entendimento dos gatilhos do suicídio células que écomparado com o que acontece em meio a natureza e o que é tratado, para comparações, no laboratório.
Nesse artigo temos diversas comparações e conclusões, uma delas é o esclarecimento de duvidas...
tracking img