Apopitose celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Consultar os livros:
MONTENEGRO, M. R. et al. Patologia: processos gerais. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 1992.
BOGLLIOLO, B.F. Patologia estrutural e funcional. 6ª ed. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan, 2006.
KUMAR,V .ET AL.robbins. Patrologia Básica. 8ª Ed. Rio de janeiro: Editora Elsevier, 2008.

AULA 2 - MORTE CELULAR, NECROSE E APOPTOSE

As adaptações celulares ao estressesão:Hipertofia, Atrofia, Hiperplasia e Metapasia . estas adaptações são alterações reversíveis em número, tamanho, fenótipo, atividade metabólica ou das fuinções celulares conforme estudado na aula anterior.
Aslesões celulares ocorrem quando as células são estressadas a tal ponto que se tornam incapazes de se adaptar ao estresse, ou quando são expostas a agentes danosos ( p.ex. atas temperaturas) ou quandosofrem anomalias intrínsicas.
Nas lesões reversíveis, embora ocorram anomalias estruturais e funcionais graves , não ocorrem danos significativos á membrana celular e dissolução nuclear.
Em muitasagressões pode ocorrer o rompimento do equilíbrio homeostático da célula, fazendo-a diminuir sua função e, conseqüentemente, acumular uma série de substâncias no citoplasma celular , alteraçõesque de modo geral apresentam caráter de reversibilidade
Entretanto, frente à agressões suficientemente fortes , a célula não consegue mais se adaptar e caminha progressivamente para a morte celular.Há 2 tipos de morte celular: necrose e apoptose. Estes 2 tiposde morte celular diferemn em suas morfologia, mecanismos e papéis na fisiologia e doença.

MORTE CELULAR:
É a perda irreversível dasatividades integradas da célula com consequënte incapacidade de manutenção de seus mecanismos de homeostasia, isto é, de equilíbrio da célula com o meio.
A agressão que leva á morte celularimplica em incapacidade irreversível de retorno da célula à integridade bioquímica , funcional e morfológica.
Isto determina o desencadeamento de uma série de fenômenos bioquímicos , funcionais e...
tracking img