ApontamentosBiologia11-2teste

2485 palavras 10 páginas
Biologia 2º Teste
Reprodução Sexuada:
Descendência a partir de dois progenitores
Com intervenção de células sexuais (gâmetas) que através da fecundação originam o ovo ou zigoto
Os descendentes são geneticamente diferentes entre si e do progenitor
A reprodução sexuada está dependente da fecundação, isto, é, da união de duas células especializadas denominadas de gâmetas.
(da net:
Quando os gametas feminino e masculino se unem ocorre a fecundação, facilmente se percebe que se não ocorresse a redução para metade dos cromossomas o novo ser teria o dobro dos cromossomas e como tal não seria possível manter as características da espécie, pois em cada espécie a quantidade de material genético mantém-se constante de geração em geração.
Os diferentes espécies têm diferentes números de pares de cromossomas, no caso do humano são 23 pares, 23 vêm da mãe e os outros 23 do pai. Cada par de cromossomas um vindo da mãe e outro do pai são chamados de CROMOSSOMAS HOMÓLOGOS, e são portadores de genes para as mesmas características. Todas as células, com exceção dos gametas, têm estes cromossomas homólogos e designam-se por células DIPLÓIDES (também designadas por 2n). As resultantes da divisão celular que reduz para metade o número de cromossomas é a célula HAPLÓIDE (também designada por n) - Gametas. )

Fecundação
Fusão (cariogamia) de duas células sexuais- gâmetas- resultando o ovo ou zigoto, portador da soma dos cromossomas transportados pelos gâmetas- duplicação cromossómica.
Células diploides 2n- possuem núcleos com pares de cromossomas homólogos, tendo cada par forma e estrutura idênticas e genes com informação para as mesmas caraterísticas.
O número de cromossomas de cada espécie permanece constante ao longo das gerações devido à meiose.

Meiose
A meiose é o processo de divisão nuclear a partir do qual uma célula diplóide forma células haplóides. cada célula no final do processo apresenta apenas um cromossoma do par de cromossomas homólogos.
Assegura a

Relacionados