apontamentos

Páginas: 9 (2132 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014
TEORIAS DA MOBILIDADE SOCIAL


1- A NOÇÃO DE MOBILIDADE SOCIAL


A mobilidade social é uma mudança de posição social Essa mudança pode ocorrer durante a vida de um indivíduo ou em mais de uma geração; pode ser um facto biográfico isolado ou ocorrer, de forma padronizada, com um conjunto de indivíduos; pode representar uma melhoria ou um agravamento das condições de vida; pode envolvermobilidade geográfica ou decorrer sem mudança de residência; pode ser um facto fortuito ou uma realidade habitual das sociedades. Apesar da variedade de circunstâncias, a mobilidade implica, sempre, a mudança do lugar/posição/estatuto socioeconómico que anteriormente se ocupava.

A relação entre a análise da mobilidade e o estudo das desigualdades é imediata: apenas se poderá definir mobilidadedepois de estar demarcado o conjunto das posições sociais existentes

A variabilidade existente entre os diferentes mapas de desigualdades sociais pode levar a que alguns movimentos sejam considerados, nuns contextos teóricos, como mobilidade, enquanto noutros são avaliados como permanência.

A mobilidade varia consoante nos situemos numa sociedade fechada ou numa sociedade aberta:
A ideia desociedade fechada corresponde à noção de uma organização social baseada em clivagens muito intensas entre os grupos sociais. Nas sociedades compostas por grupos fechados, o nascimento de um indivíduo no seio de grupo marca a sua permanência futura nesse grupo, as culturas de cada grupo encontram-se fortemente isoladas umas das outras e as desigualdades apresentam-se mais “de direito” do que “defacto”. Neste tipo de sociedade a mobilidade é diminuta.
Inversamente, sociedades onde seja predominante a abertura dos diferentes grupos, onde as transições dos indivíduos entre grupos sejam frequentes, onde a cultura dos grupos tenham múltiplos pontos de contacto, onde as desigualdades se apresentam como “de facto” e não “de direito”, sendo, por isso, facilmente transformáveis, são sociedades onde amobilidade adquire uma importante regularidade.

Se observarmos os vários sistemas de estratificação observamos que:

1. O sistema de escravatura e o de castas apresentam-se como os mais fechados: a pertença a um grupo, à nascença, marca globalmente o destino de um indivíduo
2. O sistema de ordens/estados conhece um grau de abertura mais ligeiro do que o de castas: apesar da posição dasordens estar hierarquicamente demarcada, é possível algum grau de mobilidade individual
3. O sistema de classes é o mais móvel: não sendo aí as desigualdades inscritas por direito, é individualmente mais fácil aceder a outros grupos, embora as múltiplas heranças de classe (económicas, sociais e culturais) condicionem os percursos entre classes.


2- OS CONCEITOS AUXILIARES


Mobilidade verticale mobilidade horizontal


Estes conceitos pressupõem a definição de uma escala hierárquica na sociedade.

A mobilidade vertical considera todas as mudanças de condição social que sejam consideradas uma subida- mobilidade ascendente- ou uma descida – mobilidade descendente- na escala social.

A mobilidade horizontal considera todas as mudanças de localização que não incluam qualqueralteração social – algumas formas de mobilidade profissional e de mobilidade geográfica

Mobilidade intrageracional e mobilidade intergeracional


A mobilidade intrageracional refere-se ao percurso de mobilidade efectuado por um mesmo indivíduo, ao longo do seu ciclo de vida.

A mobilidade intergeracional refere-se à ao estatuto entre diferentes gerações – quando um indivíduo se insere numa posiçãosocial e um filho seu adquiriu uma posição distinta


Mobilidade estrutural, mobilidade líquida e mobilidade bruta


Por mobilidade estrutural entende-se toda aquela que resulta de uma evolução global do sistema social – os indivíduos são canalizados, de uma forma estrutural, para posições sociais diferentes ( relacionado com a trajectória de classe)

A mobilidade líquida define-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apontamentos
  • Apontamentos
  • Apontamento
  • Apontamentos
  • Apontamentos
  • apontamentos
  • Apontamentos
  • Apontamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!