Apontamentos de psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de desenvolvimento

Definição de desenvolvimento

É um conceito que se refere ao conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida. É um processo que se inicia no momento da concepção e termina com a sua morte, e em que estão envolvidos múltiplos factores: biológicos, cognitivos, motores, morais, emocionais, linguísticos…

Mostre que o desenvolvimento se realiza nodecurso total da vida e não exclusivamente na infância e adolescência.

Durante o desenvolvimento as modificações que se produzem são estruturais e comportamentais, isto é, ao longo do tempo o organismo muda, como muda a nossa maneira de actuar, agir, pensar e sentir.
Estas mudanças não se produzem de igual modo em todo o indivíduo: o ritmo de desenvolvimento varia de pessoa para pessoa, podendoacorrer aceleradamente ou retardadamente.

A perspectiva desenvolvimental considera o ser humano como uma combinação interdependente de sistemas e sub-sistemas.

Reconhecer a interacção recíproca entre a estrutura biológica/maturacional e a função apreendida e influenciada por factores ambientais.

O desenvolvimento acontece porque o ser humano é um sistema aberto, isto é, esta emconstante interacção dinâmica com o meio ambiente. O ser humano interage com o meio envolvente: o meio natural, a família, os amigos, a escola, a comunidade, que o ajudam a desenvolver-se.
Existem contextos, situações, acontecimentos, acasos que influenciam activamente os percursos da nossa vida: a mudança de terra e de casa, a doença, a morte de uma pessoa, o nascimento de um filho, o divorcio… Estastransições implicam a pessoa globalmente nas respostas que irá dar, nas suas mudanças internas vivenciadas, quer seja criança, adolescente, adulto ou velho.

Compreender a natureza activa e reactiva do organismo, considerado como uma unidade biopsicossocial.

O indivíduo é uma unidade biopsicossocial. As capacidades internas necessitam de um meio externo estruturante que lhes permita a suarealização, ou seja, é difícil ou mesmo impossível aprender-se de uma forma precoce sem que haja capacidade interna de aquisição. Por exemplo: será inútil ensinar um bebe de seis meses a andar ou a falar.
E quanto há existência de períodos críticos? Isto é, o tempo as quais o organismo é sensível à estimulação do meio. Há certas aprendizagens não são possíveis antes de certa maturação, mas tambémhá certos tipos de aprendizagem que não são possíveis se ultrapassarem esse período de maturação. Por exemplo: as crianças selvagens, não tendo sido familiarizadas com a linguagem, não conseguem adquirir essa capacidade por terem ultrapassado determinada idade.




Piaget e o Desenvolvimento

O desenvolvimento cognitivo consiste em duas funções.

Organização:

Adaptação:

ConceitosChave

Assimilação: processo mental que consiste em integrar numa estrutura prévia do sujeito os objectos e as situações, isto é, os elementos provenientes do meio. Pela assimilação, incorporam-se os dados das experiências às estruturas cognitivas.

Acomodação: processo mental pelo qual as estruturas cognitivas, os esquemas existentes se vão modificar em função das experiências do meio. É umprocesso em que as estruturas se submetem às exigências exteriores, as situações novas, adequando-se ao meio.

Adaptação: processo interno de equilíbrio entre o organismo e o meio. Resulta da interacção entre a assimilação e a acomodação. A evolução cognitiva faz-se pela cada vez melhor adaptação do sujeito ao meio.

Equilibração: processo interno de regulação entre a assimilação e a acomodação. Eum mecanismo auto-regulador. Contudo, todo o equilíbrio induz um novo desequilíbrio. É precisamente este movimento de equilíbrio-desequilibrio que permite o desenvolvimento individual, a adaptação.

Factores do desenvolvimento

Segundo Piaget, o desenvolvimento individual é fruto de:

Hereditariedade, a maturação interna dos sistemas endócrino e nervoso, bem como o crescimento orgânico...
tracking img