Apontamentos de microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 146 (36442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
Capítulo 1

[pic]

Introdução

A Economia é uma das ciências sociais. Ela estuda uma parte específica do comportamento dos indivíduos e das sociedades: a que diz respeito à produção e distribuição de bens e serviços.
Para compreendermos o comportamento de uma pessoa (por exemplo, quais os motivos que a levam a comprar uma determinada quantidade de um dado produto) provavelmenteteremos de recorrer aos conhecimentos de várias ciências sociais, tais como a Economia, a Sociologia, a Psicologia, etc., ou seja, teremos de recorrer a uma análise pluridisciplinar. No entanto a forma como a nossa sociedade transmite os conhecimentos ao nível do ensino superior obriga-nos à especialização numa determinada área do conhecimento, como é o caso da Economia, ou mesmo uma sub-divisão daprópria Economia, como a Gestão de Empresas.
Não é fácil definir o objecto da Economia - na realidade existem numerosas definições. Um enunciado possível é:
A Economia é a ciência que estuda a utilização eficiente de recursos escassos para produzir e distribuir bens diversificados e, desta forma, satisfazer necessidades do indivíduo e da sociedade.
O pensamento económico, todavia, não se restringeà ciência: devemos igualmente considerar as doutrinas e as políticas económicas.
As doutrinas económicas são formulações normativas sobre como "deve ser" ou como "deve funcionar" a economia, e não como "pode ser". Por exemplo, a Economia enquanto ciência explica como é que o abastecimento de água a uma cidade pode ser garantido, tanto por uma entidade pública (uma Câmara Municipal) como por umaempresa privada. No entanto, uns podem considerar que deve ser a Câmara, e outros a empresa privada - e neste caso estamos no domínio do "dever ser", ou seja, no domínio das "doutrinas" (embora as doutrinas procurem quase sempre disfarçar-se de "ciência"; mas a verdade é que não seguem o método científico, o qual provaria que os dois casos são possíveis).
As políticas económicas traduzem-se naaplicação prática, pelas autoridades públicas, de orientações que derivam tanto da ciência económica como das doutrinas económicas.
Grande parte da matéria que será estudada nesta cadeira (e em particular a microeconomia) integra-se no paradigma do "individualismo metodológico", segundo o qual a análise da realidade decorre da explicação dos comportamentos individuais, sendo o indivíduosimultaneamente racional e maximizador - isto é, cada indivíduo prossegue o seu próprio interesse e procura maximizar a sua satisfação ou utilidade (no caso das empresas, o lucro).
Uma corrente importante no domínio da ciência económica defende a "racionalidade limitada", ou seja, que o indivíduo maximizador não escolhe entre todas as soluções possíveis, mas apenas um certo número delas, que lhe são maisacessíveis. A racionalidade a que recorre é adaptativa, fruto de uma aprendizagem. As investigações recentes do cientista português António Damásio sobre a formação do conhecimento nos indivíduos fornece argumentos a favor desta hipótese(a). Uma teoria da tomada de decisão que apresenta alguns pontos de contacto foi desenvolvida pelo economista inglês George Shackle
No entanto, o resultado global dosactos dos indivíduos, em termos de sociedade, pode ser diferente das suas intenções originais, podendo ser positivo (segundo Adam Smith, o egoísmo individual, como que guiado por uma "mão invisível", contribui para o bem geral) ou negativo (segundo Keynes, os actos de poupança dos indivíduos podem contribuir para o empobrecimento da sociedade).
Outra parte da matéria que será estudada nestacadeira - a macroeconomia - debruça-se sobre o modelo keynesiano e da síntese da corrente neo-clássica com o keynesianismo - teorias relativamente recentes na história da Economia, mas nem por isso menos contestadas.
É importante ter presente que existem correntes do pensamento económico que contestam o individualismo metodológico e adoptam uma atitude holista, ou seja, que privilegia o jogo das...
tracking img