Apollo13 - relatório do filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-


FRACASSO NÃO É UMA OPÇÃO

Apollo 13 (1995) é um filme de Ron Howard que conta a história da missão à Lua que parecia fadada ao fracasso. Os astronautas ainda não haviam percorrido metade do caminho quando um dos tanques de oxigênio da nave de comando Odisseia explodiu, danificando gravemente a espaçonave e dando início a grandiosa epopeia que foi a luta dos três tripulantes contra otempo e as adversidades.

Este filme épico aborda de forma explícita, ainda que não seja o objetivo principal, diversas questões da Gestão de Pessoas, sobretudo no que tange a Liderança, Desenvolvimento Organizacional e a Dimensão Humana na Governança coorporativa.

Objetivo da Missão

O programa Apollo tinha o objetivo de levar o homem à Lua e retornar a terra em segurança. Oprotagonista e chefe da missão Jim Lovell, Tom Hanks, compartilhava deste objetivo, pois pisar na Lua era um sonho e uma ambição pessoal. Ainda que o astronauta seja o funcionário mais visível, todos os envolvidos demonstravam comprometimento com a missão.

Vimos, na disciplina Liderança, que um dos elementos-chave de um líder emocionalmente inteligente é a auto motivação, ou seja, grandedisposição em alcançar os objetivos, chegando às raias da paixão pelo trabalho. Este conceito foi retomado na disciplina Desenvolvimento Organizacional. Explicitaremos todos estes elementos mais adiante no texto.

Escolha da Equipe

Selecionados entre os melhores pilotos militares, certamente os astronautas da Apollo 13 eram as pessoas mais capazes e qualificadas da época para executar a missão, osmelhores entre melhores. Ainda que um os tripulantes tenha sido substituído dois dias antes da decolagem, todos os três demonstraram excelência e perícia para transpor os sucessivos obstáculos que apareceram na missão.

Estes conceitos de seleção estão concernentes com os princípios básicos para criação de uma equipe com alta performance, onde estabelecer indicadores de qualidade eferramentas são importantes mas não são suficientes para se obter o melhor desempenho da equipe, isto se dá devido a complexidade de se formar uma equipe, deve-se ter em mente o tipo de equipe que quer se formar desde a formação realizando um minucioso processo de seleção a fim de identificar profissionais com despenho ou potencial de alta performance.

Treinamento

Antes da partida, percebe-se umrigoroso treinamento feito pelos astronautas para que possam não somente suportar as condições no espaço, como também executar com precisão todos os comandos, visto que o menor erro poder-lhes-ia ser fatal, além de se preparar para os imprevistos que poderiam sofrer caso algo ocorresse. Uma equipe reserva treinava separadamente de modo que sempre houvesse pessoal preparado para executar a missãose por algum motivo o time titular estivesse incapacitado.

Nota-se também, que após um dos integrantes da equipe titular ser retirado, a preocupação quanto ao treinamento da pessoa que o substitui, o suplente possuía experiência, mas seu antecessor além de experiência tinha mais horas de treinamento, o que lhe garantia entrosamento com os demais membros. Sempre é preciso um bom treinamentopara poder fazer um trabalho bem feito e com qualidade, assim alcançando os seus objetivos e o máximo desempenho.

Planejamento

Percebemos claramente no filme todo planejamento na preparação, nos momentos de trabalho dos astronautas nos dias que antecedem a viagem, o que é essencial para se fazer um bom trabalho. Para todos os envolvidos na missão, preparar-se para o inesperado era partecrucial do programa. Eles sabiam que explorariam um território insólito e, portanto, tinham que preparar contingências para possíveis situações. Deve-se haver um planejamento caso o plano original não ocorra tal qual o esperado, ou seja, prever o imprevisto.

Por outro lado o filme mostra o que pode ocorrer em caso de furos nos planos. Quando a espaçonave sofre uma explosão nota-se que...
tracking img