Apollo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação profissional e suas teorias
Motivação, em sua conceituação literal é uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano Também pode ser definida como a disposição de um indivíduo para fazer alguma coisa que ao mesmo tempo seria condicionada pela capacidade dessa ação trazer a satisfação de uma necessidade desse indivíduo. Esta necessidade seria umadeficiência física ou psicológica que torna certa ação atraente. Assim, as pessoas motivadas desempenham melhor suas tarefas do que as desmotivadas.
A partir desta definição podemos compreender que uma necessidade não satisfeita gera tensão, o que estimula a vontade do indivíduo. Esta vontade desencadeia uma busca de metas específicas que, uma vez alcançadas, terão como conseqüências a satisfaçãoda necessidade e a redução da tensão. Assim, a motivação de um trabalhador é momentânea, necessitando de outros desafios. 
Existem diversas teorias que explicam a motivação dos colaboradores de uma empresa. Entre elas estão as cinco necessidades dos seres humanos de Maslow: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. De acordo com esta teoria, a medida que cada necessidadeé atendida a próxima se torna dominante, sendo que o indivíduo move-se das necessidades fisiológicas em direção as necessidades de auto realização, seguindo a ordem das necessidades propostas acima. Desta forma, do ponto de vista da motivação, esta teoria sugere que, apesar de nenhuma dessas necessidades sejam satisfeitas totalmente, uma necessidade substancialmente satisfeita extingue amotivação. 
Já a teoria X e teoria Y, propôs idéias como decisões participativas, tarefas desafiadoras que necessitam de alto nível de responsabilidade e bom relacionamento em grupo para potencializar a motivação dos funcionários
Analisando teorias contemporâneas, podemos citar outra teoria de necessidades de que afirma que os homens tem três necessidades básicas no trabalho.
• Necessidade de realização:busca do sucesso.
• Necessidade de poder: a necessidade de persuadir, de fazer com que os outros se comportem de forma diferente do que vinham se comportando.
• Necessidade de associação: relacionamentos interpessoais.
Estas necessidades serão estudadas caso a caso e identificadas nos funcionários da empresa para montar um trabalho motivacional personalizado, pois existem colaboradores comnecessidades diferentes, que estão em níveis diferentes. 
O alto gerente de uma empresa deve possuir uma grande necessidade de poder: isto é, uma preocupação em influenciar pessoas. Entretanto esta necessidade precisa ser disciplinada e controlada para que seja direcionada em benefício da instituição como um todo, e não do engrandecimento pessoal do gerente. Além disso, a necessidade de poder dosaltos gerentes deve ser maior do que a necessidade de conquistar a afeição das pessoas. 
É importante salientar que esta motivação de poder não se refere ao comportamento ditatorial, mas ao desejo de impactar e persuadir as pessoas ao redor. Também há a teoria da fixação de objetivos, que intensifica o pensamento de MCGREGOR, onde as intenções da empresa são expressas como metas e isto pode sera fonte de motivação. Os objetivos específicos difíceis resultam em um melhor desempenho que o pedido de fazer o possível ou o melhor que puder ser feito.
2.3 TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

Para maior embasamento do tema deste trabalho, faz-se necessário, citar as principais teorias relativas à motivação, as quais são apresentadas em dupla abordagem, umas referentes à teoria de conteúdo e a outra àteoria de processo, sendo a primeira composta pelas teorias da hierarquia das necessidades humanas, dos dois fatores (motivação-higiene), da existência-relacionamento-crescimento (ERC), teoria das três necessidades específicas e as necessidades aprendidas, enquanto a segunda se subdivide em teoria da equidade e da expectância

2.3.1 TEORIA DE MASLOW

Será estudada por ser considerada a teoria...
tracking img