Apollo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acendendo uma lâmpada de néon - produzindo energia elétrica usando a energia mecânica.

Alguns livros (que, infelizmente, ainda não passaram pela censura do MEC) falam em dois tipos de‘eletricidade’: a eletricidade estática (Eletrostática) e eletricidade em movimento (Eletrodinâmica). Mas eles estão enganados; primeiro por usar a palavra ‘eletricidade’ indevidamente e, segundo porque não háesses tais ‘dois tipos’. É uma coisa só! Recomendo a Leitura "Velhos Chavões" da Sala 19 (clique no destaque).
Nós vamos mostrar isto, e também ilustrar duas conversões de energia para obter, umaterceira, a energia luminosa.
Para esta experiência, você precisará dos seguintes materiais:
Lâmpada de néon (NE2 ou a NE1)
Local atapetado (ou um tapete sob seus pés)
A lâmpada néon é uma pequenalâmpada de vidro (coisa de 3 mm x 5 mm) com dois elétrodos, preenchida com gás de néon. Você pode obtê-la facilmente nas lojas de artigos eletrônicos; é aquela lampadinha incrustada no cabo de algumaschaves de fenda para testar a polaridade de uma tomada elétrica.
Pegue essa lâmpada néon e cuidadosamente, dobre os terminais para fora, como se ilustra: 
|
Agora, trabalhe com um colega, e sigaos seguintes passos. Para melhores resultados, você deverá escurecer as luzes do quarto (ou da sala de aula).
• Segure um dos terminais da lâmpada, e esfregue seus pés no tapete. Isso fez a lâmpadaacender? [Repare bem um dos eletrodos da lâmpada e observe se aparece uma luz avermelhada].
• Agora, peça a seu colega para segurar o outro terminal da lâmpada e, novamente, esfregue bem os pés nochão (Ops! Esqueci-me de avisar, tire os sapatos!).  A lâmpada acende agora?
• Finalmente, tente acender a lâmpada sem ajuda de ninguém (agradeça a ajuda de seu colega e dispense-o). Segure a lâmpadapor um dos terminais, esfregue bem os pés do tapete e encoste o outro terminal em algum objeto de seu quarto ou sala de aula; maçaneta da porta, esquadria metálica da janela, num prego fincado na...
tracking img