APoeticaFichamento

2753 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Graduação em Estudos Literários

Fichamento de “Poética” de Aristóteles

Capítulo I: As artes são imitações, poesia é imitação. As artes diferem-se de três modos: pelos meios que usam para imitar, pelos objetos que imitam ou ainda pelos diferentes modos que imitam. Utilizam ritmo, linguagem e harmonia para imitar, conjunta ou separadamente. Aristóteles não usa termo nenhum para a arte que utiliza apenas o verbo, metrificado ou não, que hoje conhecemos por literatura, ressaltando que até o momento esta permaneceu inominada. Junto com o termo “poeta”, conhecido como quem faz essa arte até então inominada, surgiram as categorias “poeta elegíaco” e “poeta épico”, por exemplo, que servem para distinguir apenas a metrificação usada por esses. Porém, não é apenas a metrificação característica da poesia que fará da imitação poesia, como exemplo é citada a diferença entre uma obra de Homero e de Empédocles, sendo o primeiro considerado poeta e o segundo apenas fisiólogo.

Capítulo II: Como os homens imitados nas artes praticam alguma ação, podem ser classificados como melhores, piores ou iguais a nós. O caráter dos homens se difere pela prática do vício ou da virtude, sendo os praticantes do primeiro piores e do segundo melhores. A mesma diferença se aplica à tragédia, que imita homens melhores e à comédia, que imita homens piores do que normalmente são.

Capítulo III: Há ainda a diferença no modo de como se efetua a imitação poética. A imitação de Sófocles é a mesma de Homero e em outro sentido, a mesma de Aristófanes. A aproximação dos tipos de imitação da tragédia e da epopéia acontece pois ambas imitam homens de caráter elevado, e da tragédia e da comédia acontece pois ambas imitam homens que agem diretamente.

Capítulo IV: Dois fatores explicam o surgimento da poesia, a imitação é tida como congênita ao homem e o ato de imitar tido como agradável a ele. O autor cita o reconhecimento de objetos imitados na arte como sinal do

Relacionados