APO, LEARNING ORGANIZATION

521 palavras 3 páginas
RESUMO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS ( APO)
É um sistema em que os objetivos específicos de desempenho são determinados em conjunto pelos subordinados e seus supervisores, o progresso em direção aos objetivos é periodicamente revisto e as recompensas são alocadas com base nesse progresso. Em vez de usar os objetivos para controlar a APO usa-os para motivar.
Os elementos comuns em um programa de APO são especificidade dos objetivos, tomada de decisão participativa, um período de tempo explicito e feedback do desempenho. Na APO, os objetivos não são estabelecidos unilateralmente pelo chefe e atribuído aos funcionários, em vez disso substitui os objetivos impostos por objetivos determinados em participação. Gerente e funcionário , em conjunto escolhem os objetivos e concordam sobre como serão alcançados. Normalmente o período de tempo é de três meses, seis meses ou um ano. O feedback continuo sobre o desempenho e os objetivos, através de reuniões periódicas de avaliação formal podem rever o progresso em direção aos objetivos.
Estudos de programas reais de APO confirmam que ela realmente aumenta o desempenho do funcionário e a produtividade organizacional. Estudos sustentam a descoberta de que objetivos específicos, difíceis de alcançar, resultam num nível mais alto de produção do que quando não há objetivos. O feedback também afeta o desempenho favoravelmente, este possibilita a pessoa saber se o seu nível de esforço é suficiente ou se precisa ser aumentado.

Como estabelecer objetivos do funcionário
Os funcionários deveriam ter um claro entendimento daquilo que estão tentando alcançar. O gerente deve certificar-se de que a tarefa será alcançada, ajudando seus funcionários a estabelecer metas de trabalho:
Identificar as tarefas-chave do cargo de um funcionário – o que você quer que seu funcionário alcance, a melhor fonte é a descrição do serviço de cada funcionário.
Estabelecer objetivos específicos e desafiadores para cada tarefa-chave – identificar o nível

Relacionados

  • Alianças estratégicas
    7153 palavras | 29 páginas