Apo - focalizando objetivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. aDMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS

A Administração por Objetivos (APO) ou Management by objectives (MBO) constitui um modelo administrativo identificado como o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro, caracterizando a Administração por Objetivos, sendo considerado o criador da APO.

“Aorigem da Administração por Objetivos (APO) está baseada na mudança do enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades-meio e passou às atividades fim, aos resultados e objetivos alcançados.” (RIBEIRO, 2003, p. 118).

Desse modo, pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho edesenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos.

Chiavenato (2004, p.187), afirma que:

O foco no “como” administrar passou para o foco no “por que” ou “para que” administrar. A ênfase em fazer corretamente o trabalho (the Best way de Taylor) para alcançar eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos daorganização para alcançar eficácia.

Algumas das razões para o surgimento da APO é a pressão que as empresas privadas sofriam desde 1920. Constatavam diminuição na margem de lucro e, conseqüentemente, a necessidade de diminuir despesas, focando seus esforços principalmente nos resultados, eliminando as atividades que não fossem essenciais.

Para Ribeiro (2003, p. 119), “A APO é um sistemade gerência em que chefias e subordinados estabelecem objetivos e metas para suas respectivas áreas de responsabilidade, formulam planos para atingir as metas especificas, definem padrões para medir o desempenho e fazem o acompanhamento periódico do progresso obtido.”

2. CARACTERÍSTICAS DA APO

Os objetivos devem ser estabelecidos em conjunto entre os subordinados e seus chefes,procurando harmonia entre os objetivos individuais de cada área e os objetivos gerais da empresa, evitando-se conflitos entre os departamentos ou então que determinada área não esteja seguindo a direção desejada pela alta administração. Assim, todos os objetivos devem estar interligados para que a empresa atinja o máximo de eficiência.

Ribeiro (2003), completa dizendo que a APO dá grandeênfase ao controle. Portanto, é necessário estabelecer critérios quantitativos de mensuração dos resultados para poder compará-los com os objetivos estabelecidos. Para isso, deve haver um processo de revisão regular do processo, permitindo efetuar as mudanças necessárias e adequando-o a situação desejada.

“Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagemamigável, democrática e participativa. Ela proporciona a avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e a conjunção entre objetivos organizacionais e objetivos individuais das pessoas. (CHIAVENATO, 2004, p.188).

A APO apresenta as seguintes características:

• Estabelecimento conjunto de objetivos entre gerente e subordinado;

• Estabelecimento de objetivos para cadadepartamento ou posição;

• Interligação entre vários objetivos departamentais;

• Ênfase na mensuração e no controle de resultados;

• Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos;

• Participação atuante das gerências e dos subordinados;

• Apoio intensivo do staff.

2.1. Limitações da APO

A implantação de um sistema de APO coloca a empresa diante de uma sériede obstáculos, em sua maioria comuns à implantação de qualquer novo programa.

Segundo Ribeiro (2003, p. 121), “[...] a dificuldade encontrada pela APO é a de mensuração e de controle, pois nem sempre é possível medir com precisão os objetivos e resultados em termos quantitativos [...]”.

3. FIXAÇÃO DE OBJETIVOS

A APO é um modelo de administração por meio do qual as gerencias...
tracking img