Aplicação Noutética

1073 palavras 5 páginas
Pesquisa sobre a palavra “Noutheteo” aplicada ao aconselhamento bíblico

A palavra significa advertir, aconselhar, admoestar, advertir, instruir.

“Nouthesia”

A palavra “nouthesia” é o ato de pôr em mente. O termo é “o treinamento pela palavra”, que por incentivo, ou, se necessário, por reprovação ou reclamação.
“Noutheteo”

A palavra “noutheteo” significa pôr em mente, admoestar, exortar. A diferença entre admoestar e ensinar é que o primeiro tem em vista principalmente as coisas que estão erradas e exigem advertência. A admoestação difere da reclamação no que tange que a primeira está advertindo com base na instrução; a última pode ser pouco mais que protesto.
No grego clássico a palavra deriva de nous (mente) e tithemi (colocar) e descrevem o exercer de influência sobre a mente, dando a entender que há resistência. Através do noutheteo (conselho, advertência, lembranças, ensino e incitação) uma pessoa pode ser dirigida para longe de caminhos errados e, assim, seu comportamento pode ser corrigido. Na Septuaginta a passagem aparece somente a Literatura Sapiencial significando “advertência” da parte de Deus ao povo. No livro de Jó, por exemplo, o verbo tem o significado de “instruir” (Jó 4.3). Ela também tem um significado passivo de “deixar-se ensinar”, “deixar que alguém lhe conte algo”, “ganhar compreensão”, “entender” (Jó 23.14; 3.12; 37.14; 38.18). No Novo Testamento a palavra aparece somente em Paulo e em At 20.31. O substantivo somente em 1 Co 10.11, Ef 6.4 e Tt 3.10. Em Éfeso o apóstolo trabalhou como líder eclesiástico da igreja tomando cuidado com cada indivíduo e “admoestando-o com lágrimas” (At 20.31). Da mesmo forma Paulo “admoesta” os líderes da igreja de Corinto como seus “filhos amados” (1 Co 4.14). Ainda que precise lhes escrever com correção e crítica, isto se faz por causa do amor por eles e para o próprio bem deles. Em Cl 1.2 e 3.16 a palavra se junta ao ato de ensinar com o intuito de exercer as duas faces da mesma moeda: tanto

Relacionados

  • A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE A PREGAÇÃO E O ACONSELHAMENTO BÍBLICO NO MINISTÉRIO PASTORAL
    8501 palavras | 35 páginas
  • resenha do livro manual do conselheiro
    13357 palavras | 54 páginas
  • O Aconselhamento Pastoral e a ACP
    30012 palavras | 121 páginas