APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR A FREQUÊNCIA DO CONSUMO DE NUTRIENTES ENTRE OS ADOLESCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVATERRA, PARÁ.

383 palavras 2 páginas
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR A FREQUÊNCIA DO CONSUMO DE NUTRIENTES ENTRE OS ADOLESCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVATERRA, PARÁ.

Alessandra Vasconcelos dos Santos1, Taisi Monteiro de Souza2, Talita Monteiro de Souza1, Vitória de Jesus dos Santos Dias1, Fagner Sousa de Aguiar3

1 Discentes do Curso de Tecnologia de Alimentos. Universidade do Estado do Pará. talita.monteiro.souza@gmail.com
2 Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Habilitação em Biologia. Universidade do Estado do Pará.
3 Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Docente do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado do Pará.

RESUMO
A alimentação equilibrada é um dos fatores primordiais para manter o bom funcionamento do organismo humano. Macronutrientes e micronutrientes precisam ser ingeridos diariamente para que o organismo possa fornecer energia basal às atividades do indivíduo. O objetivo deste estudo foi avaliar o consumo de nutrientes entre os adolescentes de três escolas do município de Salvaterra – PA, localizado na Ilha do Marajó através de um formulário, aplicados a 127 alunos, incluindo indivíduos de ambos os sexo, que constava uma lista de alimentos. Os alimentos constituintes da lista foram divididos em quatro grupos de nutrientes: vitaminas e minerais, proteínas, lipídios e carboidratos de modo a facilitar a análise do consumo alimentar. O estudo mostra que mais da metade dos adolescentes entrevistados não têm habito em consumir vitaminas e sais minerais diariamente, no qual estão como principais fontes as verduras, hortaliças e frutas. De 7% a 66% dos adolescentes entrevistados nunca consomem esses micronutrientes, e 17% consomem raramente, esse resultado evidencia uma problemática local, uma vez que referido município apresenta alta produtividade de frutas como o abacaxi, manga, mangaba, caju, muruci, saputilha e açaí. O consumo dos lipídeos em lanches fica em 44% diariamente, 46% dos alunos consomem mais

Relacionados