aplicação de EDO's em dinâmica populacional

887 palavras 4 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológica – CCT
Curso:Engenharia Civil
Disciplina: Matemática aplicada M35CD
Professora: Osvaldo Fernandes

TRABALHO MATEMÁTICA APLICADA 1ª NP

Heitor de Castro Teixeira e Martins / 1210876
José Aloysio de Melo P. Jr. / 1320507

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Dinâmica Populacional

1 – Introdução

O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar aos alunos as aplicaçãoes reais e práticas das equações diferenciais.
Através da matemática aplicada estudamos as equações diferenciais, que está entre os elementos matemáticos mais utilizados em cálculos mais elaborados referentes a dinâmica populacional. A modelagem matemática da dinâmica de determinada população permite especialistas a entenderem melhor as tendências populacionais e a planejar melhor ações referentes as mesmas, como estradas, novos bairros, distribuição de água ou energia e etc.

2 – Teoria

O estudo sobre a dinâmica populacional não é algo novo, pois se formularam teorias sobre o crescimento populacional utilizadas até os dias atuais a um período anterior ao século XVIII. Essas teorias se referem a visão que os estudiosos tinham do comportamento populacional. Embora houvesse essas distinções, todas as teorias formuladas até então se preocupavam em explicar o crescimento da população e seus impactos sobre a natureza e a organização da sociedade.
Assim, para conseguir responder às dúvidas quanto ao destino da sociedade, o estudo sobre a dinâmica populacional aborda três indicadores: mortalidade, natalidade e fecundidade. A mortalidade é calculada a partir da relação entre o número de óbitos em um determinado ano e a população total neste mesmo ano; a seguir, multiplica-se o resultado por mil. Já a mortalidade infantil é calculada a partir da multiplicação por mil do número de crianças, com menos de um ano, que morreram em um determinado ano; a seguir, divide-se o resultado pelo número de

Relacionados

  • Derivadas
    28575 palavras | 115 páginas
  • Trabalho M Todos Computacionais
    1512 palavras | 7 páginas
  • eq ordinaria
    46228 palavras | 185 páginas
  • ementas disciplinas ufabc BC&T - bct
    60539 palavras | 243 páginas