APLICAÇÃO DA TÉCNICA MULTIVARIADA COMPONTES PRINCIPAIS

3408 palavras 14 páginas
1) Introdução:
O presente trabalho visa apresentar a técnica multivariada componentes principais.
Métodos e procedimentos da aplicação de certas técnicas multivariadas só passaram a ser utilizadas, em larga escala, a partir do advento dos computadores. Embora a estatística multivariada tenha surgido por volta de 1901, apenas nos dias de hoje consegue-se desenvolver e aplicar essa técnica, pois sem o auxilio de programas computacionais não seria possível realizar tão rápido, e com tanta clareza, os gráficos que possibilitam estudar o inter-relacionamento das variáveis.
Pode-se verificar, no decorrer desta pesquisa, que a técnica de análise de componentes principais, é uma técnica com grande fundamentação na álgebra e na geometria.
O uso dessas técnicas está bastante consolidado, mas deve-se ter o cuidado de que não basta se observar um conjunto de variáveis e aplicar técnicas multivariadas, simplesmente, com o intuito de apresentar a técnica e valorizar a pesquisa que se está realizando. Há a necessidade de que exista uma estrutura de correlação entre as variáveis, pois, se as mesmas não estiverem ligadas entre si, tem-se que utilizar uma análise univariada, uma vez que esta, se bem aplicada, é capaz de fornecer um nível muito bom de informação.
A estatística univariada, em nenhum momento deve ser dispensada, quando se realiza um trabalho estatístico, pois é por meio da análise exploratória de dado.
Além da apresentação da técnica multivariada componentes principais, neste trabalho também será explicada uma tese em que foi aplicado o método multivariado. Com base neste estudo, foi feita uma releitura do artigo internacional, o qual será explicado de forma sucinta o entendimento técnico e teórico.
2) Análise Univariada x Análise Multivariada:
Na vida, sempre que for necessário tomar uma decisão, deve-se levar em conta um grande número de fatores. Nem todos esses pesam da mesma maneira na hora de uma escolha. Às vezes, por se tomar uma decisão usando a

Relacionados