Aplicação da Termogravimetria ao Estudo da Estabilidade Química de Propelentes do tipo Base Simples – uma Abordagem Cinética.

2072 palavras 9 páginas
XI Encontro da SBQ-Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense, 29 a 31 de outubro de 2007

XI ENCONTRO DA SBQ-RIO DE JANEIRO

P1

Aplicação da Termogravimetria ao Estudo da Estabilidade
Química de Propelentes do tipo Base Simples – uma Abordagem
Cinética.
Emmanuel Péres de Araújo (PG) ‡, Antônio Cláudio Pinheiro Barbosa (PQ)* ‡,
Ardson dos Santos Vianna Júnior (PQ) ‡.


Seção de Engenharia Química, Instituto Militar de Engenharia, 22290-270, Rio de Janeiro, RJ. antoniocpb@ime.eb.br Introdução e Objetivo
Materiais energéticos são definidos como compostos químicos, ou misturas de compostos químicos, possuidores de conteúdo energético capaz de ser liberado por reações químicas rápidas, resultando em desenvolvimento de calor, gases expandidos, ondas de choque ou fragmentação 1 . O campo de estudo dos materiais energéticos se preocupa em como isto pode ser feito de modo eficiente, seguro e conveniente. De acordo com seu uso, podem ser divididos em três grandes classes: explosivos (ou altos explosivos), pirotécnicos e propelentes (ou baixos explosivos).
Propelentes são materiais energéticos que, uma vez iniciados, queimam mesmo em ausência acentuada de oxigênio atmosférico, com velocidade controlada, liberando uma quantidade de gás que é capaz de produzir trabalho mecânico 2 . Seus componentes básicos são um combustível e um oxidante, elementos indispensáveis na reação de combustão. Os propelentes são utilizados para impulsionar o deslocamento de foguetes, mísseis e projéteis de armas dos mais variados calibres, além de mover pistões e ejetar assentos de aviões a jato.
Para bem atender a todas estas aplicações, um propelente deve apresentar quatro características fundamentais: queima controlada, sensibilidade adequada, baixos resíduos de queima e boa estabilidade química. A última característica traduz-se na possibilidade de, após armazenar o propelente por longo período e sob condições relativamente

Relacionados

  • Teste
    74580 palavras | 299 páginas