APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SMED NA OTIMIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE SETUP DE REBOLO DE RETÍFICA CENTERLESS.

7586 palavras 31 páginas
RESUMO

SOUZA, E. T. Aplicação da metodologia SMED na otimização das operações de setup de rebolo de retífica centerless. 2012. 42 f. Monografia apresentada ao Centro Universitário de Lavras, Lavras, 2012.
Este trabalho visa mostrar de forma simplificada o uso da metodologia SMED, na redução do tempo de setup de troca de rebolo de retíficas centerless em uma indústrias do setor de autopeças. O SMED, conhecido no português como troca rápida de ferramentas foi desenvolvido por Shigeo Shingo e tem como objetivo melhorar de produtividade e flexibilidade do setor produtivo. Deste modo, é feita inicialmente uma abordagem conceitual sobre o SMED e seus principais elementos. Por fim, são apresentados e discutidos os resultados de uma aplicação prática parcial do método proposto em uma indústria do setor de autopeças. A aplicação do método demonstrou eficácia no tempo de troca do rebolo, ganho de produtividade e flexibilidade.

PALAVRAS-CHAVES: setup, otimização do tempo, flexibilidade, produtividade e centerless.

1 INTRODUÇÃO

A contínua busca pela melhoria da qualidade é uma necessidade em todas as empresas que nos dias de hoje pretendem ser competitivas e não apenas garantir como também melhorar sua participação no mercado. Com foco neste objetivo de evoluir sempre, a empresa moderna cria suas metas e, desta forma, seus colaboradores, através de seus grupos de trabalho elaboram e implementam seus projetos. Estes projetos direcionados a melhorar processos e solucionar problemas, que fazem parte do dia a dia de toda e qualquer empresa que busca estar sempre em processo de melhoria e crescimento, são de importância vital para que a empresa mantenha sua posição no mercado como também a satisfação de seus clientes. Este trabalho atua em um processo extremamente importante e estratégico para a empresa, onde será feito um estudo de redução dos tempos de setup em um centro de usinagem. É fundamental para produção de pequenos lotes de peças, onde a

Relacionados