APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S NAS ORGANIZAÇÕES

1268 palavras 6 páginas
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S NAS ORGANIZAÇÕES

Resumo: Este artigo tem como foco principal apresentar a metodologia da aplicação do programa 5S nas Organizações. Visa mostrar como as ferramentas podem contribuir positivamente ou negativamente, dependendo de como são empregadas, nos resultados das Empresas e como uma ferramenta de inovação tecnológica é importante para a manutenção de um meio ambiente saudável, contribuindo com o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chaves 5S, Qualidade, Organizações, Senso, Método
1 INTRODUÇÃO
Surgido no Japão no final da década de 60 e lançado no Brasil no ano de 1991, para combater e organizar as fábricas japonesas, um método conhecido como Kaoru Ishikawa, constitui-se de um conjunto de práticas que apoiam a implantação ao Sistema de Gestão de Qualidade.
Segundo George Bernard Shaw, “é impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma”, pois, a partir dessa frase, concluísse que a metodologia estudada exige o bom comportamento dos funcionários para que a prática possa ser adotada com a finalidade de reduzir custos, tempo, desperdícios e aumentar a produtividade.
Pensa-se que Qualidade somente significa excelência ao produto/serviço final, porém deve ser perseguida dentro das organizações, pois, definitivamente, é isso que os clientes esperam de um produto/serviço.
A partir do 5S, foram criados novos modelos de Gestão de Qualidade com as finalidades básicas e positivas para as Organizações relacionadas a custos, qualidade e inovação, competição e reputação.
2 CONCEITOS DO 5S
Os vícios com os maus hábitos corriqueiros do dia-a-dia não faz com que os funcionários percebam o quanto se pode melhorar o ambiente de trabalho através dos seus modos. Para que isso seja notório, faz-se necessário a implantação do método 5S nas empresas de qualquer atividade. Além de ser uma ferramenta de gestão simples, permite-se a participação de todos os níveis hierárquicos das organizações.

Relacionados

  • Sistema integrado de manufatura
    6777 palavras | 28 páginas
  • GEPRO Metodo
    27192 palavras | 109 páginas
  • pessoas e recursos
    32868 palavras | 132 páginas