Aplicativos de entrada de dados com recurso ao CSPRO

2432 palavras 10 páginas
Informática III
CSPRO
Nelson Nhantumbo
Softwares de entrada de dados

Durante o último semestre, aprendemos que uma das principais desvantagens dos softwares de analise de dados é a ausência de um sistema de controle de entrada de dados;
Uma solução mais eficaz passa pela utilização de software de introdução de dados, a maior parte dos quais inclui formas de verificação integradas. Ao longo dos anos uma variedade de organizações tem vindo a desenvolver software de introdução de dados, sendo que muitos institutos nacionais de estatística utilizam um ou vários dos seguintes programas de introdução e validação inicial dos dados (esta lista não é exaustiva)1:
Blaise. Um sistema flexível e relativamente potente desenvolvido por Statistics Netherlands para entrevistas assistidas por computador, introdução de dados, e edição de dados, Blaise é um sistema informático para processamento de inquéritos em microcomputadores. Blaise simplifica ainda o processamento subsequente dos dados recolhidos. Este programa é utilizado sobretudo por países da União Europeia.
IMPS. Desenvolvido pelo US Census Bureau, o Integrated Microcomputer Processing System com base no DOS foi ultrapassado por uma versão com base no Windows. Muitos países em vias de desenvolvimento utilizam este software para a introdução de dados.
ISSA. Integrated Systems for Survey Analysis é produzido em conjunto por SerPro Ltd do Chile e por Macro International dos EUA. Alguns países de desenvolvimento médio utilizam este software para a introdução de dados. A experiência revela que o ISSA tem uma base alargada de utilizadores nos países SIMPOC e oferece um apoio limitado no que diz respeito a cursos de formação e de documentação.

1

De uma forma geral, a disponibilidade de recursos financeiros, técnicos com formação, e computadores constituem considerações de grande importância para a escolha do software para entrada de dados.
1

Email: nelsius@hotmail.com

Informática III
CSPRO

Relacionados

  • Epidata 3.1
    8157 palavras | 33 páginas
  • Censo ibge - dados gerais 2010
    99798 palavras | 400 páginas