Aplicao da Geotecnia na Engenharia Civil

1635 palavras 7 páginas
1. Histórico:
A Geotecnia tornou-se uma área de referência no contesto da UFOP a partir das premissas da própria vocação institucional, e começou a ser efetivamente implementada, a partir de meados da década de 80, com a qualificação formal dos primeiros docentes e a conscientização do potencial natural da instituição nesta área do conhecimento científico.
A inserção da Escola de Minas numa região de intensa atividade na área de mineração (fonte de riqueza e desenvolvimento do país, que muito necessita da Geotecnia para torná-la mais segura e competitiva no mercado internacional) foi um fator decisivo para a definição da Geotecnia como área prioritária na Escola de Minas.
Em março de 1988 foi implantado o curso de Especialização em Engenharia de Barragens (CEEB), com áreas de concentração em Geotecnia de Barragens e Hidráulica de Barragens. Versões consecutivas do CEEB, foram então, implementadas anual e regularmente ao longo de uma década de atividades ininterruptas (1988/1988). Mais de 150 profissionais foram qualificados na área de Geotecnia de Barragens do curso. Esta experiência de pós-graduação, congregando profissionais de formação extremamente variada, fomentou a aglutinação de esforços e uma perspectiva de nucleação dos profissionais envolvidos no projeto. Ressalta-se ainda que as atividades do CEEB propiciaram para a Escola de Minas o intercâmbio com várias instituições de ensino e pesquisa e empresas das áreas de energia elétrica e mineração.
Em 1993, foi criada formalmente a área de Geotecnia da UFOP, e em 1996, com a transferência da Escola de Minas, para as novas instalações no campus Universitario do Morro do Cruzeiro, estabeleceram-se espaços e infra-estrutura satisfatórios para a implantação do laboratório de Geotecnia da UFOP com iniciativa e administração conjuntas dos Departamentos de Engenharia Civil, Engenharia Geológica e Engenharia de Minas da UFOP.
2. Conceito:
É um ramo da Engenharia Civil que trata de projetos ou construção de obras que

Relacionados

  • Fundações
    26671 palavras | 107 páginas