Aplicando nr 12 nas soldas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial








Segurança do Trabalho
Modulo II









Rio Branco do Sul
2012

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial








Aplicação da NR 12.

Turno : Tarde
Nomes Dos Integrantes:








Rio Branco do Sul
2012
Sumário

Sumário
SENAI -Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial 1
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial 2
Introdução 4
Solda MIG/MAG 5
Radiação do Arco  x  Seus Olhos 5
Fumos metálicos & Gases & Vapores 6
Proteção UV e Metais Incandescentes 6
Segurança contra incêndios 7
Proteção contra ruídos 7
Soldagem Oxi-acetilênica 8
Obtenção do acetileno 9
Carbureto de cálcio água calhidratada Acetileno 9
O processo apresenta algumas vantagens: 9
O processo apresenta algumas desvantagens: 9
Equipamentos 10
Garrafas de acetileno 10
Noções de eletricidade aplicada à soldagem 10
Corrente elétrica 10
Uso de Lixadeira ou Esmerilhaeira 10
Os discos são especificados: 12
Conclusão 13
Anexos 14

Introdução

A solda, apesar de ser um método muito usado e eficaz dentro dasplantas industriais, também expõe os trabalhadores a diversos riscos ocupacionais pelos perigos da solda. Todos os processos de soldagem produzem gases ou fumaças que contêm partículas altamente intoxicantes. Em praticamente todos os tipos de processos de soldagem, o calor elevado de um arco elétrico é usado para derreter e fundir duas peças de metal. Quando a solda gera um arco, o calor deste arcovaporiza uma pequena quantidade de metal e libera fumaça de solda no ar, o que pode afetar a saúde do soldador, bem como a saúde das pessoas na área circundante, especialmente se não houver os equipamentos de segurança necessários a fim de evitar a contaminação por metais.

Solda MIG/MAG
Radiação do Arco  x  Seus Olhos
   A luz produzida pela solda MIG/MAG, é extremamente brilhante. Se vocêolhar diretamente para o arco de solda, mesmo que seja por um curto período, pode provocar queimaduras na sua córnea, que é extremamente sensível a luzes brilhantes, tal como olhar diretamente a luz do sol, neve, reflexos brilhantes, etc.
   A irradiação UV, proveniente de uma soldagem utilizando gás inerte, é inúmeras vezes mais forte do que soldando com gás ativo ou mistura.
   Tecnicamente aradiação do arco causa uma inflamação na córnea provocada pelo excesso de raios ultravioletas gerados pela soldagem, que é conhecida pelos oftalmologistas como "Radiação do Arco". Um dos sintomas mais usuais que indicam que você "queimou" sua córnea, é a sensação de que alguém está "cutucando" seus olhos à noite.
   A utilização de uma "máscara de solda" é obrigatório e não opcional. Ela não servesomente para proteger o soldador de respingos inerentes à soldagem, mas sim e principalmente, da radiação do Arco/UV.
   Durante uma soldagem, é recomendável utilizar uma "cortina para solda", e se estiver soldando em ambiente externo, lembre de alertar quem esteja por perto, principalmente crianças e até pequenos animais como gatos e cachorros, pois eles também podem se machucar.
DICA: Um dosartifícios para melhorar a proteção contra a "radiação do arco", é pintar a parede do seu departamento de soldas na cor branca, cinza ou verde, com o objetivo de criar um efeito de difusão da luz sendo gerada pela soldagem. (estas cores não refletem a radiação UV)
Fumos metálicos & Gases & Vapores

   Soldagem MIG/MAG gera "fumos metálicos de solda", que são basicamente os vapores quevocê enxerga.
   Os vapores gerados, estão associados ao tipo de material que está se soldando, amperagem, habilidade do soldador, limpeza da chapa que está sendo soldada, ventilação do local, etc.
   Há tipos de materiais que podem gerar gases extremamente venenosos, como na soldagem de zinco, e é muito importante que o soldador conheça as variáveis do assunto e se previna de contaminação....
tracking img