Aplicando filosofia no dia-a-dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANA KARLA DE LIMA BARROS

filosofia e organização
APLICANDO FILOSOFIA NO DIA-A-DIA

Votuporanga
Abril de 2010

ana karla de lima barros

filosofia e organização
APLICANDO FILOSOFIA NO DIA-A-DIA

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Filosofia.

Prof. Márcia Bastos de Almeida

Votuporanga

Abril de 2010

INTRODUÇÃO

Acredito que é muito difícil conhecer a natureza humana,pois ,cada ser humano procura uma existência de vida,contudo todos procuram o autoconecimento,a sabedoria e o sucesso e com ética.
O mundo passa por um processo detransformação,inovação,descobertas,em termos tecnológicos,globalização etc.É por esses motivos que o sucesso profissional representa tamanho desafio.Pois sem o autoconhecimento e as críticas não poderemos enfrentar situações e barreiras que a vida nos coloca.
Porque o verdadeiro sucesso é quando descobrimos nosso próprio talento ,e utilizamos tanto para o nosso bem ,como para o bem dos outros.Se uma pessoapossui um grande autoconhecimento e uma determinação para suas condições ,ela alcançará o sucesso que busca ,sem obssessão ,sem pisar nas pessoas ,com ética,moral e determinação.Ou seja,ela tem que condicionar sua concepção do que realmente deseja ,ser bastante confiante e concentrar-se na sua meta ,ter consistência no que está buscando ,ter equilibio emocional,compromisso e a capacidade de gozar deseu processo de sucesso.
A atualidae do pensamento de hoje é que estamos caminhando para o trabalho em conjunto,trocar conhecimentos,informações,aceitar e tentar corrigir críticas,saber descenir quando a crítica é construtiva ou negativa.Hoje em dia não basta você saber tudo ,temos que trabalhar em conjunto saber lidar com as pessoas e saber que nenhum de nós pode fazer as coisas mais importantessozinhas.A parceria ,a colaboração e a aliança são as chaves para enfrentar os mais assustadores desafios com os quais nos defrontamos.

DESENVOLVIMENTO
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações defilósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilha Britânicas, um movimento filósofico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e DavidHume.O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma tradição de "produção de conhecimento". Para a sociedade feudal, o conhecimento estava nas mãos da Igreja. Aristóteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.Descartes viveu numaépoca marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos. Viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em Guerraoutros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural"influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam.
|O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: todos pensaram tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas |
|outras coisas não costumam desejar melhor senso do que têm. |

A razão, entendida como diálogo, não tem um conteúdo eventual,...
tracking img