Aplicabilidade de uma auditoria de processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicabilidade de uma Auditoria de Processo

Através dos vários formatos de desenho do fluxo exercido pelos procedimentos adotados em desenvolvimento, o auditor obtém uma visão geral do processo, o que permite uma avaliação geral quando o processo é documentado. Expressar de forma clara e objetiva todas as atividades envolvidas assim como seus controles torna mais eficaz a avaliação.
Ao primarpela qualidade, a diretoria da empresa visa o controle e a organização dos processos, definindo e documentando-os. Regulamentam normas e políticas que definem diretrizes a serem seguidas.
A auditoria estando muito próxima da diretoria recebe os dados e com fluxos, normas e regulamentos que facilitam o trabalho, confirma esses dados com as pessoas envolvidas.
O desenho desse fluxo é o caminhodos auditores que tem esta atividade básica caso o processo não se apresente previamente documentado.
Documentação do processo de forma narrativa.
O auditor, através de um texto descreve o processo, seus riscos e controles mantendo a cronologia das rotinas do processo.
Documentação por desenho de fluxo do processo.
A diferença básica é a forma de leitura dos fluxos.
Fluxo com uma visãohorizontal.
Considera o trâmite de informações, formulários, documentos e rotinas de forma horizontal, postas lado a lado no fluxo do processo. Essa forma permite uma visão holística e detalhada do processo.
Fluxo com uma visão vertical.
O desenho considera a evolução das informações, formulário e documentos.
Conclusão dos objetivos envolvidos.
É necessário identificar os objetivos do processo

Oscontroles adotados suportam os riscos existentes
Neste capítulo, o autor entra na questão da segurança e eficácia dos controles utilizados na empresa para o alcance dos objetivos propostos e para a não ocorrência dos riscos envolvidos.
Através de todas essas avaliações, caso o auditor ache algo que possa ser corrigido no processo, ele estará levantando o chamado ponto de auditoria, que pode seruma ameaça aos objetivos ou mesmo uma falha que trará a tona os riscos previstos.
Para o auditor tomar as devidas ações corretivas ele deve entrar em contato com a área auditada e também realizar testes e levantamentos e apurações de dados, lembrando-se que para a efetiva comprovação dos pontos de auditoria é necessário que o auditor anote tudo em um documento chamado possíveis pontos deauditoria dando formalidade ao processo.
COSO
O COSO é uma entidade sem fins lucrativos que estuda as fraudes nos relatórios contábeis a fim de aperfeiçoar os métodos de construção desses relatórios.
Em 1992 eles criaram um modelo de planejamento para o controle interno muito importante para a aplicação do trabalho do auditor de processos. O controle interno é o foco, o ponto de partida. O controleinterno é constituído de cinco elementos inter-relacionados.
1. Ambiente de controle
É como a empresa dita os seus métodos de controle aos funcionários para fazê-los seguirem as normas de forma correta. Pode ser aplicada formalmente ou informalmente.
2. Avaliação e gerenciamento dos riscos
Risco é toda incerteza ou probabilidade que possa ocorrer advindo de um objetivo. Isso é muito importantepara a Auditoria Interna analisar junto com os administradores.
3. Atividade de controle
São atividades que diminuem ou permitem administrar os riscos. São vistas de duas formas: atividades de prevenção e detecção. A prevenção tem por finalidade não deixar que os funcionários façam o que não lhes foi atribuídos, já a detecção através da confrontação de informações é possível enxergar falhas nosistema sendo necessário tomar ações corretivas.
Algumas atividades citadas pelo autor são: Alçadas (prevenção), Autorizações (prevenção), Conciliação (detecção), Revisões de desempenho (detecção), Segurança física (prevenção e detecção), Segregação de funções(prevenção), Sistemas informatizados (prevenção e detecção) e Normatização Interna(prevenção).

4. Informação e comunicação
A...
tracking img