APLICABILIDADE DAS ARTES MARCIAIS NA EDUCA O F SICA ESCOLAR 2 1

3694 palavras 15 páginas
APLICABILIDADE DAS ARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Marcelo Aparecido Gouveia As lutas, como um ramo da Educação Física Escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem.
Tendo surgido nas formas primitivas de defesa, e evoluído historicamente com a sociedade humana, as várias artes marciais representam uma das manifestações de movimento humano mais expressivo, tem por finalidade trabalhar o corpo e a mente de forma indissociáveis, sempre ligadas a uma filosofia de vida, privilegiando o respeito ao outro e o auto-aperfeiçoamento, tendo a auto-defesa como meta.
Além disso, analisadas na perspectiva da movimentação corporal, seus movimentos resgatam princípios inerentes ao próprio sentido e papel da Educação Física na sociedade atual, ou seja, promoção de saúde. Enquanto, sob a perspectiva do desenvolvimento afetivo, os seus benefícios contribuem para uma interação com o mundo como formador deste, e não apenas um participante. Os professores, dotados de requisitos pedagógicos, científicos e éticos, devem preparar os seus alunos para um mundo em constante evolução, incluindo em seu planejamento escolar, conteúdos de grande valor para a construção de indivíduos autônomos e preparados para o novo mundo.
Professores da Educação Física Escolar, devem ensinar algo que possa contribuir para o processo educativo do ser humano. Atualmente, são demasiados e valorizados os aspectos esportivos das lutas e artes marciais. Uma matéria sobre lutas e artes marciais em um programa de esportes, ou mesmo a cobertura dos Jogos Olímpicos, transmite uma idéia de esporte, para as artes marciais.
Atualmente, as artes marciais são praticadas visando diferentes finalidades como desporto, lazer, participação de um grupo

Relacionados

  • Informatica na educação
    9465 palavras | 38 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Codigo Penal Comentado Guilherme Nucci Ed Forense 14 Edicao 2014
    730455 palavras | 2922 páginas