Aplicações mais importantes dos metais alcalinos

Aplicações mais importantes dos metais alcalinos

Lítio:
O metal é utilizado em baterias recarregáveis e solares e em ligas metálicas de baixa densidade. Compostos de lítio são utilizadosem aparelhos para absorverem CO2, formando o carbonato de lítio e na composição de graxas de alta resistência a umidade e temperaturas elevadas. O Li2CO3 é utilizado como princípio ativo demedicamentos para controle de psicose maníaco-depressiva.

Sódio:
O sódio é aplicado na produção de ligas metálicas utilizadas para transferência de calor em reatores nucleares e em síntesesorgânicas. Já os seus sais, são empregados na fabricação de papeis, sabões e vidros. Além de ser empregados na industria petroquímica e como tempero para comidas (NaCl).

Potássio:
Opotássio metálico é utilizado em reações orgânicas, como forte agente redutor. O KNO3  é utilizado em fertilizantes e explosivos. O KClO4 e o KClO3são utilizados em fogos de artifício como agentesoxidantes e que são, também, altamente explosivos e responsáveis pela coloração violeta. Uma liga metálica K-Na é utilizada em reatores nucleares, para transferência de calor. O KOH é utilizadopara a produção de sabão. O isótopo K-40 é utilizado para realização de datação por decaimento radioativo.
           

Rubídio

O rubídio é utilizado na produção de semicondutores ecélulas fotoelétricas. O RbOH é empregado em baterias de funcionamento à baixas temperaturas.

Césio

O césio é usado como componente de catalisador, em células fotoelétrica e em relógioatômico (possui precisão de 5 segundos em 300 anos). Um de seus isótopos é radioativo e utilizado como fonte de radiação gama e é utilizado no tratamento de câncer (bomba de césio, que foi agente noacidente em Goiânia, em 1987) e em dispositivo de medidor de nível para líquidos, utilizados na indústria de bebidas e para controle de nível de silos de grande porte para grãos e...
tracking img