Aplicações atuais da semiótica

Páginas: 9 (2228 palavras) Publicado: 27 de dezembro de 2010
APLICAÇÕES ATUAIS DA SEMIÓTICA

  Luis Carlos Carneiro

Como bem define Santaella (2002), a Semiótica é um campo de conhecimento que interroga e analisa objetos existentes no mundo, tudo aquilo que significa, ou seja, signos. Parte-se do pressuposto de que tudo aquilo que existe no mundoemite algum significado, sentido, mensagem, assim a Semiótica procura investigar como essa significação é feita, que efeitos de sentido determinado objeto traz ao simples existir. Resumidamente, um signo relaciona três elementos, conforme explica Peirce (1974): É composto por um Objeto (que pode ser um fato); um Interpretante (que pode ser a interpretação que alguém venha a fazer do fato - nãoconfundir com "intérprete"); e um Representâmen, que é o corpo do signo em si. Assim, no Signo há uma relação tripla entre Objeto, Interpretante e Representâmen. Por exemplo, a palavra “mesa" é um Signo: o seu Objeto pode ser uma mesa qualquer; o Interpretante, para você - é a mesa que vem à sua cabeça ao ler a palavra; e o Representâmen é a própria palavra "mesa”. Na prática, o Representâmen é oveículo da informação. A semiótica é definida por Saussure, como ciência que estuda a vida dos signos no quadro da vida social.
A principal utilidade desta ciência é possibilitar a descrição e análise da dimensão representativa (estruturação sígnica) de objetos, processos ou fenômenos em categorias ou classes organizadas. Assim, a Semiótica pode contribuir, fortemente, para a eficácia dacomunicação social, na medida em que estuda a utilização das linguagens (de carácter verbal e/ou não verbal), considerando os contextos (ligados ao emissor e/ou ao receptor) das mensagens. Admite-se que a comunicação é eficaz, quando o emissor, com a sua mensagem, consegue atingir os seus objetivos junto do(s) receptor(es)-alvo. Em princípio, se o emissor ajustar a mensagem às características do canalde comunicação e ao contexto de recepção e escolhendo-se o meio de comunicação social que melhor chega até ao público-alvo e construir mensagens devidamente ajustadas tanto ao canal como ao(s) receptor(es) pretendido(s), o processo todo se torna mais eficaz.
Assim, dada a sua natureza, a Semiótica é muito útil no estudo de qualquer fenônemo relacionado à transmissão e retenção deinformação: a Linguagem, as Artes e a própria Comunicação. Considera-se, também, que a semiótica ensinada aos cursos de ciências da comunicação deva ser antes mais uma semiótica geral, uma semiótica que ensine os estudantes a analisar as propriedades sintáticas, semânticas e pragmáticas dos signos. É esse estudo que os capacitará para uma abordagem semiótica da comunicação jornalística, publicitária, etc.Daí também que ache que a semiótica deva ter uma característica operacional, isto é, ensinar os estudantes a lidar com os signos, tal como a gramática de uma língua os ensina a lidar com as palavras, na formação e transformação de signos.
Atualmente, estudar a semiótica é uma necessidade básica do lingüista que deseja compreender o fenômeno pós-moderno da língua; A língua perdeu partede seu poder comunicativo, que hoje se dá por intermédio de elementos sinéticos e alegóricos, convencionados em milésimos de segundo e depois destruídos; culturas inteiras, complexas que nascem e morrem em menos tempo do que demoramos a aprendê-las; a vacuidade da língua e a nova dimensão da linguagem fazem da semiótica a disciplina mor da nova era da comunicação, incluído aí as artes.
ASemiótica pode servir para apurar a capacidade de análise da sociedade, vista como um texto, na medida em que nos torna mais perspicazes a observar aquilo que nos rodeia. Assim, ela percebe indícios que revelam tendências sociais. Isto tem importância política e econômica. Veja que a sociedade atual busca cumprir as exigências para que seus produtos venham a tornarem-se objetos de consumo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Semiotica Atual
  • Ética: conceitos, aplicações, e seus desdobramentos atuais
  • Tipos e aplicações dos sistemas cad atuais
  • Aplicações de fordismo e taylorismo nos dias atuais
  • MAPEAMENTO DE ASPECTOS ATUAIS DA BIOARQUITETURA E BIOCONSTRUÇÃO E APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL CONVENCIONAL
  • Alcançando sucesso financeiro através das diversas aplicações existentes no mercado atual
  • Semiótica
  • O QUE É SEMIÓTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!