Aplicação do balanced scorecard no sus: estudo de caso em um pronto atendimento da cidade de campinas

Páginas: 17 (4153 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NO SUS: ESTUDO DE CASO EM UM PRONTO ATENDIMENTO DA CIDADE DE CAMPINAS

Publicado na revista da FAC Santa Bárbara D'Oeste 2010.
Nome da Revista
Vol. X, Nº. N, Ano YYYY

Naiara Azanha Vicente
Anhanguera Educacional
azanha_sbo@yahoo.com.br

Aplicação do balanced scorecard no sus: estudo de caso em um pronto atendimento da cidade de campinasResumo

Este estudo envolve uma revisão bibliográfica sobre a ferramenta de gestão Balanced Scorecard, sua metodologia traduz a missão e a visão da empresa em objetivos estratégicos de forma clara e objetiva, permitindo que todos tenham conhecimento da estratégia. O objetivo ao abordar essa temática foi identificar qual a contribuição que a implementação da ferramenta trará para aunidade. Através de um estudo de caso, os dados foram tratados de modo quantitativo, sendo transformados em gráficos. A partir do resultado obtido com a pesquisa, verificou-se que o clima tende a ser positivo, mas não satisfatório, tendo a gestão uma necessidade de sincronizar as ações e investir em novas práticas de gestão.

Palavras-Chave: Balanced Scorecard, estratégia, desempenho e climaorganizacional.

abstract

This study wraps a bibliographical revision on the tool of management Balanced Scorecard, his methodology translates the mission and the vision of the enterprise in strategic objectives of clear and objective form, allowing that they all know the strategy. While boarding this theme the objective identified which the contribution what the implementation of thetool will bring to the unity. Through a case study, the data were treated as a quantitative way, being turned into printers. From the result obtained with the inquiry, one checked that the climate has a tendency to be a positive, but not satisfactorily, when there has the management a necessity of synchronizing the actions and of investing in new practices of management.

Key words: BalancedScorecard, strategy, performance and climate organizacional.

1. Introdução

NOS DIAS ATUAIS, AS GRANDES EMPRESAS BUSCAM MELHORIAS NOS PROCESSOS DE GESTÃO, SABENDO-SE DO AVANÇO NO ENFOQUE AO FUNCIONÁRIO, DA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL, NÃO MAIS BRAÇAL. GARANTINDO UM DIFERENCIAL NO MERCADO, CONSTANTES INOVAÇÕES EM SEU PRODUTO E CRESCIMENTO FINANCEIRO (RETORNO), ALÉM DE UMA MELHORIA EEFICIÊNCIA OPERACIONAL NA ORGANIZAÇÃO.
Para se obter um panorama da unidade os gestores utilizam métodos de avaliação, medindo o grau de satisfação dos funcionários, mediante a ferramenta do Balanced ScoredCard (BSC), onde será utilizada no Pronto atendimento de Campinas em busca de demonstrar a aplicabilidade destes na gerência da área de saúde SUS.
Para tanto, identificam-senos funcionários que atuam no SUS em outras unidades particulares, tendem a demonstrar a insatisfação de trabalho nas unidades SUS, presentes no desligamento da unidade (pedido de demissão), mudança no trato com os usuários (pacientes) e com as chefias, mediante cobranças, falta de treinamentos, problemas de comunicação interna, entre outros.
Assim, demonstrar-se-á por meio de dadosquanti-qualitativos à administração, a importância de se motivar e investir no crescimento do funcionário para se adquirir um bom desempenho das equipes e melhorar o atendimento à população.

2. cARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O Pronto Atendimento presta atendimento por 24h, destinado a atenção para toda faixa etária. Foi inaugurado em 25/06/2008, com uma proposta de Gestão Pública com Modelo deGestão Participativo, tendo:
• Conselho Local de Saúde
• Colegiado Gestor
• Profissionais co-produtores nos processos de trabalho e de gestão.
• Construção que objetiva atender as orientações da Política Nacional de Humanização.
Sua área de abrangência é a região noroeste de Campinas, com uma população estimada em 170 mil habitantes. A estrutura de saúde nesta região conta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BALANCED SCORECARD NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO NO INCRA/SE
  • Aplicação do balanced scorecard
  • Estudo balanced scorecard
  • Aplicação do balanced scorecard em uma incubadora do agronegócio
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI COM BALANCED SCORECARD: ESTUDO DE CASO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • O balanced scorecard
  • A GÉNESE DO BALANCED SCORECARD APLICACAO DE UM MODELO CONCEPTUAL AOS CTT
  • Atendimento ao cliente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!