Aplicação de Máquinas Elétricas CC na Indústria


Faça um resumo da operação de uma máquina de corrente continua

Máquina de corrente continua:

As máquinas de corrente contínua podem ser utilizadas tanto como motor quanto como
gerador.Porém, uma vez que as fontes retificadoras de potência podem gerar tensão contínua de maneira controlada a partir da rede alternada, pode-se considerar que, atualmente, a operação como gerador ficalimitada aos instantes de frenagem e reversão de um motor.
Atualmente, o desenvolvimento das técnicas de acionamentos de corrente alternada (CA) e
a viabilidade econômica têm favorecido a substituição dosmotores de corrente contínua (CC)
pelos motores de indução acionados por inversores de freqüência. Apesar disso, devido às suas características e vantagens, que serão analisadas adiante, o motor CCainda se mostra a melhor opção em inúmeras aplicações, tais como:

Máquinas de Papel
Bobinadeiras e desbobinadeiras
Laminadores
Máquinas de Impressão
Extrusoras
Prensas
ElevadoresMovimentação e Elevação de Cargas
Moinhos de rolos
Indústria de Borracha
Mesa de testes de motores
Os motores de corrente contínua (CC) são motores elétricos bastante simples queutilizam energia elétrica e um campo magnético para produzir torque, com a rotação do motor. Na sua forma mais simples, um motor de corrente contínua requer dois imãs de polaridades opostas e uma bobinaelétrica, que atua como um eletroímã. As forças eletromagnéticas repelentes e atraentes dos ímãs são responsáveis por fornecer o torque que faz com que o motor de corrente contínua possa rotacionar. Suacomposição sempre será de duas estruturas magnéticas, o estator (enrolamento de campo ou imã permanente) e o rotor (enrolamento de armadura).

O estator é composto de uma estrutura ferromagnética comos pólos salientes, onde são enroladas as bobinas, que irão formar o campo. Já o rotor é um eletroímã que possui em sua constituição um núcleo, normalmente de ferro com enrolamentos em sua...
tracking img