Aplicação de Máquinas Elétricas CC na Indústria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Faça um resumo da operação de uma máquina de corrente continua

Máquina de corrente continua:

As máquinas de corrente contínua podem ser utilizadas tanto como motor quanto como
gerador. Porém, uma vez que as fontes retificadoras de potência podem gerar tensão contínua de maneira controlada a partir da rede alternada, pode-se considerar que, atualmente, a operação como gerador ficalimitada aos instantes de frenagem e reversão de um motor.
Atualmente, o desenvolvimento das técnicas de acionamentos de corrente alternada (CA) e
a viabilidade econômica têm favorecido a substituição dos motores de corrente contínua (CC)
pelos motores de indução acionados por inversores de freqüência. Apesar disso, devido às suas características e vantagens, que serão analisadas adiante, o motor CCainda se mostra a melhor opção em inúmeras aplicações, tais como:

Máquinas de Papel
Bobinadeiras e desbobinadeiras
Laminadores
Máquinas de Impressão
Extrusoras
Prensas
Elevadores
Movimentação e Elevação de Cargas
Moinhos de rolos
Indústria de Borracha
Mesa de testes de motores
Os motores de corrente contínua (CC) são motores elétricos bastante simples queutilizam energia elétrica e um campo magnético para produzir torque, com a rotação do motor. Na sua forma mais simples, um motor de corrente contínua requer dois imãs de polaridades opostas e uma bobina elétrica, que atua como um eletroímã. As forças eletromagnéticas repelentes e atraentes dos ímãs são responsáveis por fornecer o torque que faz com que o motor de corrente contínua possa rotacionar. Suacomposição sempre será de duas estruturas magnéticas, o estator (enrolamento de campo ou imã permanente) e o rotor (enrolamento de armadura).

O estator é composto de uma estrutura ferromagnética com os pólos salientes, onde são enroladas as bobinas, que irão formar o campo. Já o rotor é um eletroímã que possui em sua constituição um núcleo, normalmente de ferro com enrolamentos em suasuperfície, que recebem alimentação de um sistema de comutação. A comutação é obtida através de um comutador, ligado ao eixo do rotor, cuja superfície possui forma cilíndrica com lâminas, as quais são conectados os enrolamentos e também por escovas fixas, que pressionam o comutador e que são alimentadas eletricamente.

Os ímãs são polarizados, com uma extremidade positiva e outra negativa. A atraçãoentre os pólos opostos e a repulsão dos pólos semelhantes podem ser facilmente sentidas, mesmo com ímãs relativamente fracos. Um motor de corrente contínua utiliza essas propriedades para converter eletricidade em movimento. Como os ímãs dentro do motor atraem e repelem um ao outro, o motor é capaz de girar continuamente.

Um motor de corrente contínua requer pelo menos um eletroímã. Esse eletroímãmuda o fluxo de corrente que o motor necessita, mudando a sua polaridade para manter o motor em funcionamento. Os ímãs podem ser permanentes ou eletromagnetos. Muitas vezes, o eletroímã está localizado no centro do motor e gira dentro do ímã permanente, mas esta configuração nem sempre é necessária.

Dependendo da aplicação que o motor de corrente contínua terá, geralmente são eles, os motores,que apresentam a melhor relação custo benefício, confiabilidade, dinâmica de controle, pois operam em quatro quadrantes, com baixo custo, possuem alto torque na partida e em baixas rotações, o ciclo permanece contínuo mesmo em baixas rotações, podem variar a velocidade com extrema facilidade, entre outras vantagens, porém como todo equipamento, este tipo de motor também apresenta algumasdesvantagens, pois os motores de corrente contínua são maiores e mais caros, que outros motores de indução utilizados para a mesma aplicação. Há também uma necessidade de manutenção periódica, principalmente nos comutadores, na geração de arcos e faíscas devido à comutação por agente mecânico, não permitindo sua utilização em ambientes perigosos, e a partida requer necessidade especial, mesmo para...
tracking img