Aplicação de injeção im ventro glútea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÃO DE INJEÇÃO IM VENTRO GLÚTEA

Região ventro-glútea- O músculo ventro glútea corresponde ao glúteo médio e situa-se em local profundo e afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes, configurando assim, um local seguro, porque é também um músculo largo, e bem desenvolvido em crianças jovens, incluindo aqueles que não andam e os adultos. A pesquisa mostra que as lesões como fibrose,comprometimento nervoso, abcesso, necrose tecidual, contração muscular, gangrena e dor, estão associados a regiões IM mais comuns a ventro-glútea. Na realidade apenas um caso publicado de complicações com a região ventro glútea indicou uma reação local á medicação, a qual não é associada com a região em si.

Ventro-glútea região profunda situada longe da maior parte dos nervos e vasossanguíneos. Menor chance de contaminação em pacientes incontinentes ou crianças. Facilmente identificada por uma região óssea proeminente Região preferida para medicação (p ex: antibióticos) que têm maior volume, mais viscosas e iniciantes em adultos , crianças e bebês.

Localize o músculo ventro glútea colocando a palma da mão sobre o trocanter maior do quadril do paciente, com o punho perpendicular aofêmur. Use a mão direita para o quadril esquerdo e a mão esquerda para o quadril direito. Aponte o polegar no sentido da virilha do paciente e o dedo indicador no sentido da espinha ilíaca ântero -superior e estenda o dedo médio para trás ao longo da crista ilíaca no sentido da nádega. O dedo indicador, o dedo médio, e a crista ilíaca formam um triângulo em forma de v e o local da injeção localiza-seno centro desse triângulo. O paciente pode deitar em dé cubito lateral ou dorsal. A flexão do joelho e do quadril ajuda o indivíduo a relaxar esse músculo.

Nas aplicações na região ventro glútea usar agulha de 40x8, deve ser observados todos os principios de assepsia quer com referência ao material como no local da aplicação e as mãos de quem vai aplicar a injeção.




Materialnecessário:

-luva de procedimento

-seringa de 3ml ou 5ml

-agulha para aspiração da medicação 40x12

-medicação a ser aspirada

-agulha para aplicação da medicação 25x8 ou 30x8

-bolas de algodão e álcool a 70%

A região VG tem sido citada por outores como sendo a de primeira escolha para injeções, devido às suas várias vantagens quando comparada à região dorso glúteo, tradicionalmente,utilizada para injeção intramuscular (Beecroft; Redick, 1990: Castellanos, 1997: Cocoman; Murray, 2008; Donaldson; Green, 2005; Greenway, 2004), Sua musculatura é selada pela caixa óssea, e os feixes musculares têm direção adequada , prevenindo, assim, o deslize do material injetado. A ausência de nervos e vasos calibrosos no local, impede a ocorrência de lesões neurais e vasculares importantes ,mesmo com a agulha mal dirigida(Moore; Dalley, 2004). Adicionalmente, a epiderme local, devida a sua localização anatômica é mais pobre em germes patogênicos anaeróbicos, reduzindo portanto , o risco de infecção associada à injeção (Beecroft; Redick, 1990, Castellanos,1977).

A identificação de um compartimento muscular para injeção é de grande impotância para redução de agravos para apopulação. A ventro glútea foi descrita por Von Hochstetter na década de 50, como local alternativo para medicação em qualquer faixa etária( Hochstetter, 1954). Essa regiãi possui menos inervação e vasos sanguíneos, quando comparada às outras regiões utilizadas para injeções IM, sendo a musculatura grande, bem definida e demarcada(Greenway, 2004). A camada de tecido adiposo é mais fina,diminuindo apossibilidade de depósito de medicamento da mesma. Os músculos glúteo médio e glúteo mínimo estão presentes nesta região, sendo bem desenvolvidos tanto em adultos quanto em crianças.

Assim os locais usualmente utilizados para administração de medicamentos com volume mais que 2ml, com caracteristica leitosa, oleosa ou irritantes são: parte posterior do glúteo( dorso glúteo-músculo glúteo médio)...
tracking img