Aplicação da informática em diversas áreas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE A APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO
EM DIVERSAS ÁREAS.


Alunos:


Disciplina: Computador e Sociedade

As constantes transformações ocorrem em todas as áreas, principalmente a partir do uso da informática. Bom que vem contribuir também na área da medicina, da educação e da justiça, as quais são muito importantes e as que mais são necessárias, as quais comentaremos nestetrabalho.

TECNOLOGIA E MEDICINA
A partir da implantação da tecnologia da informática ocorreram mudanças nos registros médicos eletrônicos logo nas entradas dos hospitais e clínicas, os prontuários dos pacientes estão convertidos para o formato eletrônico, com todas as informações essenciais para uma rápida análise do médico. Existem também registros médicos multimídia, que podemincorporar versões digitais de imagens médicas, sons, sinais fisiológicos. Várias instituições estão usando essas informações através da Internet. Se conectar as tecnologias da Inteligência Artificial (área da Informática que desenvolve sistemas capazes de raciocinar de forma semelhante ao ser humano) aos bancos de dados clínicos, os médicos e enfermeiros podem utilizá-lo para tomar decisões baseadas nasituação particular de um paciente. Por exemplo, para uma determinada infecção qual é o melhor antibiótico, não precisando repetir tratamento com outros medicamentos inadequados, contribuindo para uma rápida e eficiente melhora. Comprovadamente, este sistema já economizou milhões de dólares em custos de medicamentos, ao mesmo tempo diminuindo a mortalidade e a duração da estadia hospitalar, tudoisso apenas ao colocar os computadores à disposição dos médicos e melhorar o acesso à informação.
Utiliza-se a tecnologia da informática nos ensaios clínicos, os quais se fundamentam a prática clínica baseada em evidências. No entanto, é extremamente demorado e trabalhoso coletar informações disponíveis nos prontuários clínicos em papel, quando necessitamos realizar um levantamento.Assim, com todos os registros médicos no computador, esta tarefa se torna muito mais fácil, podendo-se obter listagens de resultados em poucos minutos, bem como analisá-las estatisticamente com softwares adequados para uso pelo meio médico.
A informática está cada vez mais presente no campo cirúrgico e uma das aplicações mais interessantes é o da cirurgia virtual, desenvolvido pela NASA, eque utiliza uma tecnologia chamada "telepresença". Um médico, usando o visualizador tridimensional, pode enxergar perfeitamente o campo cirúrgico localizado a milhares de quilômetros de distância. Outro campo da informática médica que parece ser muito futurista, mas que já está sendo desenvolvido em muitos países se denomina robótica médica, e consiste na aplicação dos robôs mecânicos em cirurgias.Através da Internet, começa a se projetar a formação de uma nova estrutura de interação entre pessoas e máquinas, o ciberespaço médico. Uma comunidade médica virtual não é impossível, como o demonstram o projeto do Hospital Virtual, as listas de discussão, o maior uso do correio eletrônico etc. Atualmente, a conectividade existente em nível mundial permite que recursos de informaçãomédica sejam compartilhados. Como por exemplo, existe um banco mundial de doadores de medula óssea, para fins de transplante, que pode ser consultado através da internet. O arquivo contém cerca de 2,3 milhões de doadores de vários países. Este é um exemplo de como a divulgação eletrônica de informações pode salvar a vida de muitos pacientes. Outro exemplo significante é a gigantesca base de dadosbibliográficos elaboradas e mantidas pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Ela tem nove milhões de referências bibliográficas, com resumos, desde 1970, e seu valor para o progresso do conhecimento médico, para o acesso à informação cientifica para fins educacionais e assistenciais é simplesmente assombroso, principalmente neste final de século, em que o volume de informação médica cresce...
tracking img