Aplicação da gestão da qualidade na caixa econômica federal:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Toda empresa, seja qual for o segmento em que ela atue, necessita de um fator determinante para que ela possa funcionar: Pessoas. Necessita de pessoas para fazer a empresa funcionar, pessoas para adquirir o produto ou serviço que ela tem para oferecer, pessoas para divulgá-la... sem pessoas, uma empresa não funciona, o foco tem de ser sempre nelas, impreterivelmente.

No Brasile ao redor de todo o mundo, vimos a partir da década de 90 o chamado fenômeno da globalização entrar em nosso cotidiano e no das empresas de forma rápida e quase imperceptível. Foi algo necessário para que todos pudessem estar conectados com o mundo exterior e por consequência, começarem a usar de seu senso crítico pela busca de como adquirir ou fazer o melhor, ou seja, começar a busca pelaqualidade. Abrir as portas para o mundo exterior, nos faz ver o que a concorrência está fazendo para inovar e atender plenamente a demanda solicitada pelos seus clientes, levando em conta fatores bastante importantes como busca do aumento de sua participação no mercado, aumento de sua produtividade e possível redução de custos.

Qualidade para alguns pode ser considerado algo relativo, porém,visto pelo olhar corporativo, trata-se de uma combinação de fatores como pesquisa, comunicação (interna e externa) e uma liderança competente, alinhada com a empresa e que seja perfeitamente capaz de identificar as necessidades do seu cliente.

Dentro desse contexto, surgiu uma preocupação dos dirigentes das organizações em alcançar o máximo de qualidade em sua gestão. A gestão da qualidade é oassunto do nosso estudo, assim como as ferramentas desenvolvidas ao longo de sua história através dos estudiosos como : W. Edwards Deming, Philip Cosby, Vicente Falconi Campos.

Focamos a aplicabilidade da gestão de qualidade no setor bancário brasileiro, mais especificadamente no caso do banco governamental Caixa Econômica Federal. Esta organização vem crescendo à 10% ao ano,segundo dadosanalisados pela revista época na edição n°622, estimulada pela ampliação do seu segmento comercial em detrimento à sua tradição de atendimento social, aumentando a sua participação no setor e disputando clientes com grandes bancos particulares e com a entidade de economia mista Banco do Brasil.

Alguns dos modelos mais difundidos na área de qualidade, tais como, norma ISO 9001:2000, Controle total dequalidade e Seis sigmas podem orientar esta empresa a alavancar os seus resultados financeiros e a elevação dos níveis de satisfação do cliente.
1.1 O problema
A gestão da qualidade total é um fator de diferencial competitivo para a Caixa Econômica Federal?

2 Objetivo Geral
O objetivo geral do estudo é analisar as ferramentas abordadas pela temática Gestão da Qualidade e de que maneirapode-se aplicá-las na Caixa Econômica Federal a fim de aumentar sua vantagem competitiva.














3 Apresentação do caso
Analisando o mercado bancário brasileiro, o grande número de fusões e aquisições entre os grandes bancos ocorrida após a crise econômica americana em 2009 fortaleceu os poucos grandes bancos sobreviventes.
Por conta desse cenário, se faz necessário que aCaixa Econômica Federal aplique os métodos estudados pela gestão de qualidade para aumentar sua competitividade e manter seu crescimento. E dessa forma, corrigir os seus problemas, (Moura, 2008) promovendo as transformações necessárias na empresa, tanto estruturais quanto culturais, disseminando seu entendimento e importância.
A maior parte dos problemas dessa organização são originados, segundopesquisa realizada pelo nosso estudo, pela falta de organização e falta de comprometimento dos gestores imediatos àqueles que atende diretamente o público. Se a empresa conseguisse implantar as ferramentas de gestão de qualidade, iria alavancar sua produtividade e seus clientes ficariam muito mais satisfeitos. E dentro desse ciclo, sua vantagem competitiva ganharia um considerável aumento....
tracking img