Aplicação da ferramenta planejamento financeiro em empresas do setor automobilístico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 89 (22229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Ailton da Silva

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM EMPRESAS DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO: um estudo sobre as pequenas e médias empresas do município de Taubaté

Taubaté – SP
2010

Ailton da Silva

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM EMPRESAS DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO: um estudo sobre as pequenas e médias empresas do município deTaubaté

Dissertação apresentada para obtenção do Título de Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Universidade de Taubaté.

Área de Concentração: Planejamento e Desenvolvimento Regional

Orientador: Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairos

Taubaté – SP
2010


AILTON DA SILVA

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE GESTÃOFINANCEIRA EM EMPRESAS DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO: um estudo sobre as pequenas e médias empresas da cidade de Taubaté

Dissertação apresentada para obtenção do Título de Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Área de Concentração: Planejamento e Desenvolvimento Regional

DATA:________________________
Resultado:_________________

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairos Universidade de Taubaté
Assinatura:_______________________________
Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira Universidade de Taubaté
Assinatura:_______________________________
Prof. Dr. Valdevino Krom Universidade do Vale do ParaíbaAssinatura:_______________________________


A minha esposa Silvia e a meus filhos, Letícia e Gabriel, por todo carinho e por toda tolerância com minha dedicação a esta empreitada. Com todo o meu amor.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, que me amou desde o princípio, oferecendo-me a vida.
A meus pais, que me ensinaram a transformar as dificuldades em energia para ser usada ao meu favor, parameu crescimento.
Ao prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairos, meu agradecimento especial, pela amizade, generosidade, diálogo e apoio constante, pela competência profissional, valiosa orientação e importantes sugestões que foram essenciais para a correção desta dissertação, e por sua dedicação e paciência ao sanar minhas dúvidas.
Agradeço aos professores Dr. Edson Aparecida de Araujo QueridoOliveira, e Dr. Valdevino Krom membros da banca de qualificação e defesa, cujas correções e sugestões foram importantes para o enriquecimento deste trabalho.
A todos empresários e gestores das pequenas e médias empresas do setor automobilístico, pela concessão das informações que subsidiaram a conclusão desta pesquisa.
Aos professores do programa de Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Regionalda Universidade de Taubaté, pelos ensinamentos e dedicação.
A amiga Marcela Barbosa, em especial, por seu incentivo nos momentos mais difíceis, pelo sim, em me ajudar em todos os momentos a quem pedi socorro, por dispensar suas horas em me auxiliar independente do horário, o meu muito obrigado eternamente.
Aos colegas de mestrado, especialmente Carlos Roberto Marton da Silva, pelo apoio e amizadedurante esses anos de estudo.
A todos que direta ou indiretamente contribuíram para que esta pesquisa pudesse se realizada.

RESUMO


O atual cenário econômico mundial é marcado pelo acirramento da concorrência entre as empresas, devido, em parte, à globalização dos mercados. Nesse ambiente competitivo, as ferramentas gerenciais figuram como essenciais para auxiliar o processo de tomadade decisão das organizações. A indústria automobilística tem sofrido profundas mudanças, especialmente ao longo dos últimos dez anos, como consequência da globalização e das turbulências na economia mundial. A cadeia da indústria automobilística integra pequenas e médias empresas, na condição de fornecedoras de peças e de serviços para as grandes montadoras. Essa característica do setor implica...
tracking img