Apl 1.2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A.P.L. 1.2
A.P.L. 1.2

Será necessária uma força para que um corpo se mova?



Questão-problema

Dois alunos discutem: um diz que é preciso aplicar constantemente uma força a um corpo para que este se mantenha em movimento; o outro afirma que a resultante de forças que atuam sobre um corpo pode ser nula e continuar em movimento. Quem tem razão?

Objetivos

O objetivo destaatividade prática laboratorial é o de verificar qual dos dois alunos tem razão. Eles discutem sobre se um corpo, em movimento devido à aplicação de uma força, permanecerá ou não em movimento caso essa força deixar de ser exercida.

Fundamentação teórica

Aristóteles, grande pensador da Grécia antiga, desenvolveu uma teoria que explicava que o Universo se dividia em dois mundos, o primeiro queenglobava toda a matéria ao nosso alcance, no qual todos os corpos eram formados por uma mistura variável de quatro elementos, terra, água, ar e fogo. O outro mundo que era composto por tudo o que existia acima da Lua, seria formado por um quinto elemento, o éter.
Aristóteles considerava que o movimento natural de um objeto terrestre seria determinado pela tendência do elemento mais abundante na suaconstituição. Desta forma qualquer corpo, cujo elemento mais abundante fosse a terra, ou a água, possuiria um movimento natural para baixo e cujo elemento mais abundante fosse o fogo, ou o ar, possuiria um movimento natural para cima.
Qualquer outro movimento de um objeto que não fosse queda retilínea em direção à Terra não seria natural, tendo sido provocado por uma força exterior, que quandodeixasse de se exercer diretamente no corpo, estaria a ser exercida no ar circundante, o que explica que um corpo permaneça em movimento quando não lhe está a ser aplicada qualquer força.
Aristoteles também considerava que a velocidade de um corpo em queda livre seria proporcional ao seu peso, ideia esta que mais tarde veio a ser posta de porte por Galileu.
Galileu, matemático e astrónomoitaliano, também deu o seu contributo para o estudo dos movimentos dos corpos. Além de ter descoberto a lei da Inércia, também percebeu que a velocidade com que um corpo cai em queda livre não é proporcinal ao seu peso, tendo verificado que corpos com massas muito diferentes caem com velocidades aproximadas, desta forma concluiu que no vácuo, todos os corpos abandonados da mesma altura chegarão ao soloao mesmo tempo.
Issac Newton matemático e físico inglês, desenvolveu leis e teorias sobre as forças e os movimentos dos corpos, que ainda hoje são aceites e muito importantes. Desenvolveu a lei da Inercia de Galileu, percebeu que qualquer força tem o seu par ação-reação, calculou a intensidade de forças, multiplicando a massa dos corpos onde estavam a ser aplicadas, pela aceleração queverificavam os corpos e descobriu que a gravidade terrestre não era um exclusivo do nosso planeta, sendo a gravidade uma força de atração sentida mutuamente por quaisquer corpos, qualquer que seja a sua massa.
As teorias sobre o movimento dos corpos foram evoluindo ao longo do tempo, e muitos dos conhecimentos que hoje possuímos são fruto da evolução do pensamento.
A segunda lei de Newton, muitoaceite atualmente, enuncia que a força exercida num corpo num dado instante é igual ao produto da sua massa, pela aceleração que este

apresenta. Desta forma, se exercermos uma força constante sobre um corpo, este vai passar a deslocar-se com movimento uniformemente acelerado, pois força constante implica aceleração constante. Um movimento uniformemente acelerado é um movimento em que o corpo vaiaumentar constantemente o seu módulo de velocidade.
Contudo, se num determinado momento a força que se estava a exercer no corpo deixar de se verificar, então das duas uma, ou o corpo acabará por parar devido ao trabalho exercido por determinadas forças contrárias ao movimento, como o atrito, ou vai continuar a deslocar-se indefinidamente com movimento rectilíneo uniforme, ou seja com aceleração...
tracking img