APII Gest O Ambiental E Responsabilidade Social

420 palavras 2 páginas
AP – II Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Pesquisa: Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos, dentre os quais se incluem: os aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formação geológicas subterrâneas e as injeções em poços.

Os resíduos contendo substâncias químicas podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade.
O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao meio ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos, metais e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados: mares, rios, solo e ar, gerando tragédias.
O Brasil possui legislação e normas específicas para tratar de questões dos resíduos industriais.
Os métodos mais utilizados são:
Aterros de armazenamento: unidades de eliminação de terra envolvem a eliminação de resíduos em ou na terra. Aterros sanitários são a forma mais comum de unidade de eliminação de terra; outras unidades incluem unidades de superfície, represamento e resíduos de pilhas. Uma unidade de eliminação de terra é projetada para conter permanentemente os materiais de resíduos perigosos. Os resíduos continuam a ser perigosos, embora possam ser tratados previamente, e normalmente, é colocado em uma unidade de eliminação da população em geral para evitar a contaminação.
Lagoa artificial: é uma estrutura interna, no chão que deve ser revestida com plástico pesado, para que os resíduos não vazem para o chão. Usada comumente para tratar resíduos agrícolas líquidos, através da interação da luz do sol, vento, algas e oxigênio depurando as águas residuais.
Armazenamento em formações geológicas subterrâneas: é a utilização do espaço do subsolo, pré-existente ou criado para o efeito, com o objetivo de proceder ao armazenamento definitivo de resíduos, nomeadamente perigosos ou indesejáveis, provenientes do consumo,

Relacionados