Apicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As abelhas fornecem um dos mais puros e ricos alimentos naturais, o mel, e contribuem decididamente no processo da polinização.

REINO- Animal FILO- Arthropoda CLASSE- Insecta ORDEM- Hymenoptera SUBORDEM- Apocrita SUPERFAMÍLIA- Apoidea NOME CIENTÍFICO: Apis mellifera NOME COMUM: Abelha
Fig.1

São conhecidas cerca de vinte mil espécies diferentes e, são as abelhas do género Ápis melífera quetêm maior capacidade para a polinização, contribuindo para a agricultura, produção de mel, geleia real, cera, própolis e pólen.

São conhecidas há mais de 40 mil anos. A abelha melífera encontra-se espalhada pela Europa, Ásia e África. A apicultura, é a técnica de explorar racionalmente os produtos das abelhas existe desde o ano de 2400 a.C.. E os egípcios e gregos desenvolveram asrudimentares técnicas de maneio que só foram aperfeiçoadas no final do século XVII por apicultores como Lorenzo Langstroth (este desenvolveu as bases da apicultura moderna).

Fig.2

As abelhas são insectos sociais que vivem em colónias.

Fig.3

É um insecto trabalhador, disciplinado, convive num sistema de extraordinária organização: em cada colmeia existem cerca de 60 mil abelhas e cada colónia éconstituída por uma única rainha, dezenas de zângãos e milhares de operárias.

Fig.4,5- Colmeias Apiário ESAB

Fig.6

 A rainha é a personagem central e mais importante da colmeia. É dela que depende a harmonia dos trabalhos da colónia, bem como a reprodução da espécie.  A sua única função, do ponto de vista biológico, é a postura de ovos, já que ela é a única abelha feminina comcapacidade de reprodução.  Mas também desempenha um importante papel do ponto de vista social, é responsável pela harmonia e distribuição dos trabalhos da colónia.

Fig.7

 Ela consegue manter o estado de harmonia produzindo uma substância especial denominada feromona, a partir de suas glândulas mandibulares, que é distribuída a todas as abelhas da colmeia. Esta substância, além de informar acolónia da presença e actividade da rainha na colmeia, impede o desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos das operárias impossibilitando-as, assim, de se reproduzirem. É por essa razão que uma colónia tem sempre uma única rainha. Caso apareça outra rainha na colmeia, ambas lutarão até que uma delas morra.
 A rainha é quase duas vezes maior que as operárias e vive cerca de 3 a 6 anos. A partir doterceiro e quarto ano a fecundidade decresce.

Rainha
Fig.8,9,10- Rainha

A rainha nada mais é do que uma operária que atinge a maturidade sexual. Ela nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial, diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos. A rainha é criada numa cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com geleia real, produto riquíssimo emproteínas, vitaminas e hormonas sexuais. É precisamente, esta "superalimentação" que a vai tornar numa rainha diferenciando-a das operárias. A geleia é o único e exclusivo alimento da abelha rainha, durante toda sua vida.
Fig.11 (Apiário ESAB), 12,13- Alvéolos Reais

Alvéolo real

A única função dos zângãos é a fecundação das rainhas virgens. O zangão é o único macho da colmeia, não possuiferrão e, nasce de ovos não fecundados depositados pela rainha. Dependem única e exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver: são alimentados por elas, e por elas são expulsos da colmeia nos períodos de falta de alimento - normalmente no outono e no inverno - morrendo de fome e frio. A presença de zangões numa colmeia é sinal de que a colónia está em bom desenvolvimento e de que há alimento emabundância. O zângão é dotado de aparelhos sensitivos excepcionais: pode identificar, pelo olfacto ou pela visão, rainhas virgens a dez quilómetros de distância.

Fig.14, 15, 16- Zângão

Pata traseira

Lâminas de cera

A abelha operária é responsável por todo o trabalho realizado no interior da colmeia. As abelhas operárias encarregam-se da higiene da colmeia, garantem o alimento e a...
tracking img