Apicultura migratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



A apicultura tem sido, nos últimos anos, uma das atividades zootécnicas que mais tem se desenvolvido e atraído interessados em implantar e produzir o seu principal produto: o mel. No entanto, para o apicultor obter sucesso nessa atividade, com uma maior produtividade, é necessário que ele busque cada vez mais o aperfeiçoamento através de novos conhecimentos e odesenvolvimento profissional desse trabalho. Dentre as técnicas de manejo mais indicadas para a profissionalização dessa atividade, a Apicultura Migratória é, sem dúvida, a priorizada para se obter o máximo de produtividade das abelhas. Na apicultura fixa, o produtor aguarda a florada principal, que acontece apenas uma vez por ano, ficando sujeito às condições do tempo (boas chuvas nos períodos certos), paraque essa florada possa produzir néctar suficiente para as abelhas transformá-lo em mel. Na apicultura migratória, o trabalhador identifica as floradas que ocorrem durante o ano e transportam as abelhas para esses locais, obtendo, assim, melhor aproveitamento das floradas e maior produção anual de mel.







APICULTURA MIGRATORIA



Um apiário fixo tem como principal fator determinantena produção, a duração das floradas e a variedade da vegetação, fonte de néctar, que se situa na sua área de influência. Em média, nas condições de floradas da maior parte do Brasil, uma colmeia fixa pode produzir até 25 Kg de mel por ano. Na apicultura migratória, as colmeias vão para os locais onde estão ocorrendo as floradas. A maior produção acontece por causa do aumento no número decolheitas, duas, três ou até mais vezes por ano, contra apenas uma no sistema tradicional. São produzidos, em média, nessa modalidade, 80 a 100 Kg de mel/ano/colmeia. A época de produção das colmeias fixas acontece, geralmente, na primavera, de setembro a dezembro, na maior parte do país. Quando se utiliza a florada de eucalipto ou de laranjeira, o período de colheita é diferente, apesar de serem tambémanuais. Mesmo nas floradas silvestres, ocorrem variações na vegetação melífera predominante, com diferenças que podem chegar a meses. Em termos de instalações e equipamentos, o apiário móvel deve ser planejado para que possa ser levado de forma itinerante, em buscas de floradas, ou para prestação de serviços de polinização. As colmeias móveis são semelhantes às fixas, mas devem ter sua estruturareforçada, para resistirem aos sucessivos carregamentos e descarregamentos que passam periodicamente. O veículo de transporte também precisa de mecanismos para fixação das colmeias, e, se possível, um guincho hidráulico para carregamento e descarregamento desse material.




VANTAGENS E DESVANTAGENS





Vantagens:
• Melhor aproveitamento das floradas como reservas, pois permiteacompanhar as floradas.
• Proporciona maior produção de mel com média entre 100/200 quilos colmeia/ano.
• Contribui para manter as colmeias sempre populosas, representando maior produção com maior potencial de abelhas campeiras.
• Possibilita uma estrutura técnica e operacional para contratação de serviços de polinização.
• Proporciona melhor proteção contra envenenamento das abelhas porinseticidas através da localização mais adequada dos apiários.
• Dispensa qualquer alimentação artificial de subsistência ou estimulante.


Desvantagens:
• Maior custo operacional para transporte e manutenção dos apiários.
• Necessidade de equipamentos especiais.
• Necessidade de técnica especial.
• Substituição antecipada das rainhas pelo esgotamento físico da constante atividade de postura.MATERIAIS USADOS




A apicultura migratória será o futuro da exploração apícola no Brasil, como melhor solução para o aumento da produção e o maior aproveitamento do potencial apícola brasileiro, um dos maiores ainda disponíveis no mundo. Como exigências especiais, além dos equipamentos convencionais para a apicultura industrial(botas, luvas, macacão, máscara, etc), é...
tracking img