APERFEIÇOANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E FÍSICAS: CAPS Paripiranga Bahia.

5778 palavras 24 páginas
1 – Introdução

1.1 Contextualização

Pensar no conceito de loucura é associar na exclusão do indivíduo com esse tipo de patologia que está crescendo cada vez mais em nosso dia a dia.Graças ao estresse do trabalho, problemas familiares, doenças e etc. Atrelado a isso se pensa logo em Manicômios lugares que serviam como refúgio a essas pessoas, com o objetivo de tentar livrar a grande massa da população dos “loucos” por assim dizer. Pensando em extinguir essa forma de pensamento foi que surgiu o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que acolhe esses indivíduos de forma cuidadosamente delicada para ré associá-los no meio social de forma que os mesmos tenham autonomia de si próprios. Mesmo sabendo que essa reforma seja complicada os profissionais que iram atuar tem que ter a convicção de insistir por muito mais que seja complicada essa tarefa. Essa interação psicossocial pode acontecer em grupos ou individual, dependendo de caso a caso. É um assunto importante a ser discutido diante a população e não apenas ficar em “ilhas” particulares de cada indivíduo, evidenciando assim a falta de contato com outras pessoas da sociedade.
A proteção da saúde mental efetiva-se através de medidas que contribuam para assegurar ou reestabelecer o equilíbrio psíquico dos indivíduos, para favorecer o desenvolvimento das capacidades envolvidas na construção da personalidade e para promover a sua integração crítica no meio social em que vive. (Lei de Saúde Mental Lei n.º 36/98, de 24 de Julho).

Um dos primeiros CAPS a surgir no Brasil foi em março no ano de 1986 na cidade de São Paulo que levava o nome de: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. Esse primeiro centro de atendimento psicossocial foi realizado a partir de trabalhadores de saúde mental, a fim de melhorar a assistência no Brasil, já que em meados daquela época hospitais psiquiátricos tinham seu atendimento precário e favoreciam em denúncias contra os

Relacionados