APENIA DO SONO

1141 palavras 5 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS-CETAM
ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

MARIA ALFAIA MACIEL
MARIA JOSÉ COELHO
RAIANE DE OLIVEIRA RIBEIRO

APNEIA DO SONO

Itapiranga/AM
2015
MARIA ALFAIA MACIEL
MARIA JOSÉ COELHO
RAIANE DE OLIVEIRA RIBEIRO

APNEIA DO SONO

Itapiranga/AM
2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (SAOS) 4
2.1. Fatores agravantes 5
3. SINTOMAS 5
4. DIAGNÓSTICO 5
5. TRATAMENTO 6
5.1. Recomendações 6
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO
Somos obrigados a hibernar algumas horas por dia e não podemos deixar de respirar por mais de alguns minutos desde o instante em que viemos ao mundo. Sem um sono revigorante, a vida se torna um fardo insuportável.
Nos últimos 25 anos ficou claro que a apneia do sono, uma condição que desorganiza os movimentos respiratórios, é um dos principais distúrbios do sono. Essa síndrome é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono, causando apneia ou hipopneia (entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos dez segundos e, por hipopneia, uma redução de 30% a 50% desse fluxo). O número de episódios de apneia-hipopneia por hora de sono é chamado de índice de distúrbio respiratório. Pessoas com índices maiores do que 5 já são consideradas portadoras de apneia do sono, embora pacientes com índices de até 20 sejam raramente sintomáticos.
Mais de 10% da população acima de 65 anos apresentam apneia obstrutiva do sono. Num estudo publicado em 1993, entre americanos de 30 a 60 anos, 9% das mulheres e 24% dos homens apresentavam índices de distúrbio iguais ou maiores do que 5. Cerca de 2% das mulheres e 4% dos homens queixavam-se também de sonolência durante o dia. Até as crianças podem apresentar apneia do sono em 1% a 3% dos casos.
Hipertensão arterial é encontrada em 70% a 90% dos que

Relacionados

  • A importância do sono
    4934 palavras | 20 páginas