Apendise de ied

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C. A limitação do positivismo.

Parágrafo 1.
O princípio estático ganha acesso ao direito positivo, pois ele pode criar outras normas que não sejam somente de delegação. As normasindividuais do direito positivo não derivam simplesmente das normas fundamentais, mais sim, dos órgãos aplicadores do direito. A aplicação de uma norma geral a determinadas situações, tanto no direitonatural, como no direito positivo, envolvem a mesma operação intelectual de subentendimento. No direito positivo, as normas são válidas por terem sido criadas e derivadas da normafundamental.

Parágrafo 2.

O princípio dinâmico de uma dada norma positiva, não surge no momento de sua validade, mais sim na norma fundamental e através desta. A norma fundamental é algohipotético que é construído e que é validado posteriormente através de seu conteúdo. Isso constituí a limitação do direito positivo.

F. A importância metodológica da norma fundamental no direitopositivo.

Parágrafo 1.

Todo o material que é direito, devido a sua norma fundamental, já possuí um caráter coercitivo do direito positivo. A norma fundamental impõe coerção devido ao seuconteúdo. Ela tem forma e padrão básico de regra jurídica e a sua interpretação pode ignorar como irrelevante qualquer material jurídico que não assumir tal forma. Ela dita que uma determinadacondição concreta levará a uma tal consequência e não a outra, pois o princípio de não contradição deve estar no direito, e sem ele a legalidade estaria arruínada.

Parágrafo 2.

Estapressuposição citada acima sobre a norma fundamental, permite que a consciência jurídica forneça uma interpretação significativa dos materiais jurídicos. As diversas interpretações destesmateriais, são parte do sentido da norma fundamental e que garente a unidade das normas do direito positivo, que pode até não ser ser caracterizado como justo, mais pelo menos é significativo.
tracking img