Apendicite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
A Fisioterapia Baseada em Evidências.

Ao analisarmos as conquistas da Fisioterapia Brasileira nos últimos anos podemos perceber que elas evoluíram em dois campos bem distintos: o campo político e o campo científico. No campo político nós temos como exemplos, as lutas travadas na justiça, com ganhos de causa paraa fisioterapia, como é o caso das liminares contraa UNIMED; temos o reconhecimento de algumas especialidades pelo sistema COFFITO/CREFITOS, a ratificação do título de doutor por esse mesmo sistema, tornando a área de saúde mais homogênea; a retirada do relator de projeto de acupuntura, que excluiu a fisioterapia deste projeto no Congresso; a integração e racionalização da informação com o uso da internet; etc. Estas conquistas se devem à uniãoda classe na bus capelos direitos do fisioterapeuta e de seu paciente. São conquistas importantes que fizeram, e fazem a fisioterapia crescer. Por outro lado, não menos importante, temos as conquistas científicas. No campo científico, acredito que avançamos pouco, mas avançamos. As faculdades deveriam ser o berço das grandes conquistas científicas, o que na prática não é o que realmente ocorre.Ainda hoje há escolas que têm o curso de fisioterapia apenas à noite, propiciando um currículo mínimo; escolas que nãocobram monografia de alunos (apenas alguns poucos trabalhos bibliográficos de seus alunos);escolas que não são ligadas a um sistema informatizado de pesquisas; escolas sem nenhuma produção de trabalhos científicos, onde a comunidade não tem benefício algum da instituição;escolas quenão têm qualquer ligação com qualquer tipo de empresa para repasse de tecnologia.Ou seja:
a escola não produz, apenas reproduz 
. Isso é muito comum nas escolas particulares e o sistema não mudou muita coisa nos últimos anos.Mas aos poucos as coisas estão mudando e eu, atualmente, já acredito que a fisioterapia está para dar um grande passo! Alguns fisioterapeutas já começam a se mobilizar emapresentar as boas novas, são conceitos novos de maneiras de trabalhar, estudar e fazer pesquisas e que necessitam que estejamos mais unidos do que antes, pois implicam em exigir das faculdades, coisas que elas não nos oferecem atualmente. Esse novo conceito chama-se:
Fisioterapia Baseada em Evidências 
Você sabe o que é isso? 
AFisioterapia Baseada em Evidências

. A Fisioterapia Baseada em Evidências (FBE) faz parte de um conceito maior chamado de Prática Baseada em Evidências (PBE). Esta prática teve início fora do Brasil, inicialmente para ocorro de Medicina e a seguir para os demais cursos da área de saúde, tais como Farmácia,Veterinária, e Fisioterapia, entre outros. Quando se fala em "evidência" não quer dizer aevidência "clínica", ou seja, aquilo que se vê no consultório, no exame complementar ou no dia-a-dia. Se eu estiver em meu consultório e solicitar um exame de RX para um paciente, visto que só trabalho com "evidências reais", não quer dizer que estou exercendo a fisioterapia baseada em evidências! O RX é uma evidência clínica justificada apenas para a anamnese e o diagnóstico fisioterapêutico. Aevidência que me refiro aqui é a "evidência científica", ou seja, eu só vou usar uma técnica se estiver uma relativa certeza que ela é eficaz, pois existe um trabalho científico que está escrito (publicado), catalogado (indexado) e disponível (banco de dados ou database) para consultas, informando para mim que se eu usar essa técnica terei o resultado esperado, pois isso já foi feito em 500 pessoas eo resultado foi sempre o mesmo (exemplo);


http://pt.scribd.com/doc/24520418/A-Fisioterapia-Baseada-em-Evidencias

A demanda por qualidade máxima do cuidado em saúde, combinada com a necessidade de uso racional de
recursos tanto públicos quanto privados, tem contribuído para aumentar a...
tracking img