Apendicectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue
O QUE É DENGUE? Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O quadroclínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves, como hemorragia, choque e, às vezes, óbito.

É uma doença de notificação compulsória, mas sua forma grave é de notificação IMEDIATA.

A forma clínica clássica caracteriza-se pelos seguintes sintomas:


• febre alta com duração de 2 a 7 dias;
• dor de cabeça;
• dor no corpo e nas juntas;
• dor atrásdos olhos;
• manchas vermelhas pelo corpo.
Quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas a seguir e procurar imediatamente um médico:
• dores fortes e contínuas na barriga;
• vômitos persistentes;
• sangramento por nariz, boca e gengivas;
• sede excessiva e boca seca.





O Mosquito

COMO ELE SE COMPORTA? COMO ATACA?
O Aedes aegypti mede menos de umcentímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
O Aedes aegypti caracteriza-se por apresentar comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrá-lo em áreas silvestres. Em média, o mosquito vive emtorno de 30 dias, e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. A fêmea, apesar de copular somente uma vez, tem capacidade de desovar várias vezes durante sua vida. Essas desovas estão condicionadas à ingestão de sangue e ocorrem após 2 ou 3 dias, por isso necessita alimentar-se periodicamente. É durante essa alimentação que, se ela estiver infectada, pode transmitir o vírus da dengueou se contaminar com o vírus, caso se alimente de uma pessoa que esteja com dengue. Uma vez infectada com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença.
Os ovos não são postos diretamente na água parada, mas milímetros acima de sua superfície. Assim, em recipientes com água, como tambores, tonéis, pratos de vasos de planta, garrafas, latas etc., qualquer movimento na superfícieprovoca o rompimento dos ovos em aproximadamente 30 minutos. O ciclo do mosquito na água varia de 5 a 7 dias dependendo da temperatura. As larvas passam por quatro fases até a pupa, período de descanso do qual a larva sai adulta, ou seja, mosquito.
MODO DE TRANSMISSÃO
A fêmea do mosquito pica o indivíduo infectado, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissãoocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após ingerir sangue infectado, o inseto fêmea mantém-no em período de incubação. Depois desse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus durante toda a sua vida.
QUAL O AMBIENTE IDEAL?
Os mosquitos Aedes aegypti ficam dentro das casas ou no peridomicílio. Geralmente procuram locais sombreados e com pouco vento para repousar. O machoalimenta-se de néctar de flores e frutos e a fêmea, além dessa alimentação, necessita de sangue para maturar os ovos. Consideram-se mais favorável para o desenvolvimento das larvas temperaturas da água entre 25ºC a 30ºC, o que não o impede, embora com atividade diminuída, de se desenvolver em temperaturas acima ou abaixo desse limite.
Muitas cidades brasileiras possuem condições propícias aodesenvolvimento do Aedes aegypti. Temperatura e umidade são primordiais para o seu desenvolvimento e, principalmente, para manter os ovos férteis mesmo fora d’água. Além de densamente povoadas, as cidades apresentam índices de umidade relativa do ar elevados e temperaturas entre 25ºC e 30ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor.

MITOS E ERROS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE
1 – AR-CONDICIONADO E...
tracking img