Apec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
C

Escola Estadual Professor Zama Maciel

Blocos Econômicos



Grupo: nº

Izabela e Silva Borges 08


Turma: 2º1


Patos de Minas, 17 de novembro de 2010.












[pic]










Escola Estadual Professor Zama Maciel







Apec
e
CAN






Patos de Minas, 17 de novembro de 2010.
Cooperação Econômica da Ásia e doPacífico (APEC)

[pic]
Logotipo oficial da APEC.

A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation ou Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um dos principais blocos econômicos da atualidade. É um bloco que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Sua formação deveu-se à crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico.


Foi criada em 1989,inicialmente apenas como um fórum de discussão entre países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations( Associação das Nações do Sudeste Asiático) e alguns parceiros econômicos da região do Pacífico, se tornando um bloco econômico apenas em 1993, na Conferência de Seattle, quando os países se comprometeram a transformar o Pacífico numa área de livre comércio.
Atualmente a APEC é formadapelos seguintes países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua - Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietnã.

[pic]


O principal objetivo do bloco é reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática, promovendo assim o desenvolvimentoda economia da região. Por ser esse o principal objetivo, em 1994, na reunião de Bogor, os países se comprometeram a estabelecer uma zona de livre comércio até 2010, para os países desenvolvidos, e até 2020 para os países subdesenvolvidos. Muitos países já têm acordos de redução total ou parcial de tarifas, outros estão em processo de negociação.Em 1995, em Osaka, no Japão, os líderes da APECadotaram a Agenda de Ação de Osaka, estabelecendo os três pilares das atividades do bloco: a liberação comercial e de investimentos; a facilitação dos negócios; a cooperação econômica e técnica. Medidas estas cuja principal intenção é facilitar o cumprimento dos Bogor Goals (Metas de Bogor).
A APEC é mantida por meio de contribuições dos países-membros. O bloco também funciona como um fórum dediscussão para diversas questões. Um exemplo disso ocorreu no ano de 2005, quando eles se reuniram para discutir as atitudes a serem tomadas mediante a alta do preço do petróleo. Os países-membros também devem, a cada ano, entregar um plano de ações que serão utilizadas para promover o objetivo maior do bloco econômico: o livre comércio.

O "furacão" de 1997




Umverdadeiro "furacão de quebradeiras" econômicas começou em 1997, afetando vários países do bloco, abalando a economia japonesa e espalhando-se pelos países emergentes até 1999.



Principais problemas da Apec nesse período:




• A rúpia indonésia chegou a perder 85% de seu valor, de julho de 1997 a junho de 1998, para depois se recuperar e fechar o ano desvalorizada em 33,4%;
• O baht,da Tailândia, submergiu na crise do Sudeste Asiático. Influenciada pelos reveses do Japão, a moeda foi submetida a fortes ondas especulativas internacionais. Em 1998, a economia tailandesa registrou uma taxa negativa de crescimento de -7%;
• Os índices Hang Seng, em Hong Kong, e Dow Jones, em Nova York, acusaram quedas recordes nesse período.


De fato, a participação da regiãobanhada pelo Pacífico na produção econômica mundial vem aumentando a cada ano. Entretanto, a integração não deve ocorrer a curto prazo, devido as grandes disparidades econômicas entre os países membros e as disputas comerciais entre as três principais potências: EUA, Japão e China.
Em sua primeira década de existência, 195 milhões de empregos foram criados, sendo 174 milhões nos países em...
tracking img