Apec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APEC
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico  
A APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membrosda ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão. Porém, apenas no ano de 1994 adquiriu características de um bloco econômico naConferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio.
A criação da APEC surgiu em decorrência de um intenso desenvolvimento econômicoocorrido na região da Ásia e do Pacífico, propiciando uma abertura de mercado entre 20 países mais Hong Kong (China), além da transformação da área do sudeste asiático em uma área de livre comércio nosanos que antecederam a criação da APEC, causando um grande impacto na economia mundial.










Um aspecto estratégico da aliança é aproximar a economia norte-americana dos países doPacífico, a para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong.  
Entre os aspectos positivos da criação da APEC estão o desenvolvimento das economias dos países membros que expandiram seusmercados, sendo que hoje em dia, além de produzirem sua mercadoria, correspondem a 46% das exportações mundiais, além da aproximação entre a economia norte americana e os países do Pacífico e o crescimentoda Austrália como exportadora de matérias primas para outros países membros do bloco.












Como aspectos negativos, pode-se salientar que um dos maiores problemas da APEC, senão omaior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além disso, o bloco tem poucovalor em relação à Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial.














Relação com o Brasil: a relação da APEC com o...
tracking img