apatia e etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho de Antropologia tem vai, apresentar de forma objetiva como a cultura interfere no plano biológico das pessoas e também debater alguns temas referentes aosfatores culturais e biológicos, bem como seus conceitos e definições, facilitando a compreensão e o entendimento do assunto.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Etnocentrismo e Apatia

Etnocentrismo é asuperestima dos valores de sua própria sociedade e a apatia se caracteriza numa dada situação de crise onde os membros de uma cultura abandonam a crença nesses valores e consequentemente, perdem amotivação que os mantem unidos e vivos (LARAIA, 2001).
Diversos exemplos deste tipo de comportamento anômico são encontrados em nossa própria historia; como por exemplo, os africanos que foram removidosviolentamente de seu continente ( de seu contexto cultural) e transportados como escravos para uma terra estranha habitada por pessoas de costumes e línguas diferentes, perdiam toda a motivação decontinuar vivos. Muitos se se suicidaram e outros acabaram sendo mortos pelo que é denominado de banzo. Traduzido como saudade, o banzo é de fato uma forma de morte decorrente da apatia (LARAIA, 2001).

2.2Doenças Psicossomáticas

O termo “doença psicossomática” é bastante utilizado quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente. As doenças psicossomáticas são fortemente influenciadaspelos padrões culturais. Muitos brasileiros, por exemplo, diz padecer de doença do fígado embora, grande parte dos mesmos ignorem até a localização do órgão (LARAIA, 2001).
O diferencial maisimportante para se considerar uma doença como psicossomática é entender que a causa principal desta descompensação física que aparece no corpo, está dentro do emocional da pessoa, ligada, portanto à sua mente,aos seus sentimentos, à sua afetividade. E esta variável emocional se torna importante tanto no desencadeamento de um episódio, de uma crise, quanto no aumento e/ou manutenção do sintoma,...
tracking img