Aparelhos ideológicos de estado considerações sobre a obra de louis althusser

Páginas: 10 (2351 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Universidade Estadual de Goiás – UNUCSEH
Anápolis, 31 de maio de 2010.
Professora: Ms. Nádia Vaz
Teoria Social, Educação e Estado
Acadêmica: Marlene de Jesus Oliveira Albuquerque
Licenciatura em Pedagogia – 1º ano

Aparelhos Ideológicos de Estado

Considerações sobre a obra de Louis Althusser

Para começar as considerações é necessário primeiro entender o que na verdade, são osaparelhos ideológicos de Estado e como eles agem. Althusser apresenta Gramsci como quem teve a idéia de que o Estado não é formado apenas pelo aparelho repressivo, senão também por um certo número de instituições existentes na sociedade civil, tais como a igreja, a escola, os sindicatos, etc.. Os Aparelhos Repressivos de Estado na verdade são, o governo, a administração, o exército, a polícia, ostribunais, as prisões, e qualquer instituição que funcionam através da violência, até mesmo a violência “administrativa”.Não é fácil falar em ideologia, nos textos estudados pode-se perceber que essas ideologias não existem somente no campo das ideias, elas possuem existência material. Authusser analisa as relações de produção como se fossem uma peça de teatro ou um jogo, onde cada um tem o seupapel pré estabelecido, e a ideologia usa o mecanismo da sujeição para cada agente social reconhecer o seu lugar. Esse agente social pode ser Deus, a humanidade, o capital , a nação, e embora cada uma dessas ideologias seja específicas , elas cumprem perfeitamente seus mecanismos da ideologia em geral. Dentro dessas entidades abstratas o sujeito sempre ocupa o lugar a ele imposto, e apesar de nãoser natural existir uma classe dominante e outra dominada, as relações de classe existem, e é fato.
A sujeição como mecanismo ideológico existe num conjunto de práticas ou rituais dentro de um conjunto de instituição concreta, estas instituições fazem papel de classe dominante ao sujeitar o sujeito a viver sob suas regras, leis, doutrinas ou costumes, e entende-se por instituição tudo que norteiaa sociedade, ou seja, a família, a igreja, o partido político, a escola, e na visão de Louis Althusser, o sistema escolar capitalista é o principal agente de produção. Ele questiona o que realmente se aprende na escola, pois na verdade a escola ensina-se a ler, escrever, a contar, cultura ciência e literatura. Grande parte dessa ideologia se aprende fora da escola, porém, nenhum aparelhoideológico de Estado dispõe, durante tantos anos, dessa audiência obrigatória, 5 a 6 dias num total de 7 dias numa média de 5 horas por dia, da totalidade das crianças da formação social capitalista.Estas técnicas e formas de aprendizagem estão relacionadas e são utilizadas nas diferentes formas de produção ou seja, uma forma de instrução para operários, outra para técnicos, uma para engenheiros euma diferente para gerentes superiores, etc.
A reprodução da força do trabalho, não exige apenas sua qualificação, mas também a submissão as normas de ordem vigentes, ou seja, submissão dos operários à ideologia dominante. A ideologia dominante através da repressão e da exploração assegura também “pela palavra” o predomínio da classe dominante.
Sabe-se que a reprodução da força de trabalhodá-se através do salário, meio material alcançado ao trabalhador pelo serviço prestado ao capitalista. O salário é indispensável à reprodução material da vida do trabalhador, com alimento, vestuário, educação dos filhos, reproduzindo-se como força de trabalho, como mão-de-obra, peça na engrenagem capitalista. Mas não basta assegurar apenas aos trabalhadores as condições materiais para sua reprodução,é necessário contar com um elemento fora do processo produtivo, aí sim a escola como sendo um sistema capitalista, cumpre seu papel.
Na reprodução social existem duas classes. As de infraestrutura que são as fábricas, fazendas, etc. que formam a base, e as superstrutuas, que é o estado. Segundo Althusser há uma separação mecânica entre essas duas classes. Na reprodução da força de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LOUIS ALTHUSSER OS APARELHOS IDEOLÓGICOS E REPRESSORES DO ESTADO
  • Aparelhos ideológicos do estado
  • Resumo texto louis althusser ideologia e aparelhos ideológicos do estado
  • Althusser
  • Resumo Althusser: a escola como aparelho ideológico de estado
  • Louis Althusser Ideologia E Aparelhos Ideol Gicos Do Estado
  • Aparelhos ideológicos do estado
  • Aparelhos ideológicos do estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!