Aparelho locomotor - osteologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: CORPO ANIMAL I

APARELHO LOCOMOTOR

O aparelho locomotor engloba todas as estruturas encarregadas da progressão, movimento e sustentação corporal, assim como a mobilidade dos apêndices corporais.
Em geral, a movimentação dos animais se deve a células especiais com propriedades contráteis que formam os músculos. A maioria destes se insere na armação do corpo, denominadaesqueleto. Este se compõe na maior parte dos casos de uma quantidade variável de partes móveis, as quais produzem um movimento passivo na contração muscular. Portanto, se distingue um aparelho locomotor ativo, formado pelo sistema muscular, e um aparelho locomotor passivo, composto pelo esqueleto.
O esqueleto constitui a base sólida do corpo, determina com bastante exatidão sua forma e oferece umaproteção aos órgãos de alta sensibilidade. Do mesmo modo, como parte do aparelho locomotor passivo, proporciona a base de inserção dos músculos.

OSTEOLOGIA

1. CONCEITO
Em um sentido restrito e etimológico, osteologia é o estudo dos ossos, pois, este termo deriva da palavra grega osteon que significa ossos e logos que se refere a uma determinada parte do conhecimento.
Em sentido mais amploinclui o estudo das formações intimamente relacionadas ou ligadas com os ossos e, com eles, formando um todo, o esqueleto. Portanto, o esqueleto é o conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se reúnem para formar o arcabouço do corpo dos animais domésticos e desempenharem várias funções.
Os ossos são os elementos dominantes no esqueleto da maioria dos vertebrados.
Em zoologia, otermo esqueleto inclui todas as estruturas duras que protegem outros tecidos. Um exemplo é o exoesqueleto, o qual se localiza sobre a superfície corpórea, como as escamas dos peixes, a carapaça das tartarugas e as penas das aves. O endoesqueleto está localizado internamente no organismo e está cercado por tecidos moles.
Didaticamente, os esqueletos dividem-se em dois tipos:
• Articulado: todasas peças reunidas. Este pode ser articulado natural (todas as peças reunidas por ligamentos e cartilagens); articulado artificial (a forma de união entre as peças ocorre por meio de fios metálicos, ferragens), articulado misto (o meio de união entre as peças é natural e artificial).
• Desarticulado: quando as peças estão isoladas e podemos estudá-las separadamente.

2. IMPORTÂNCIA GERAL DOESQUELETO PARA A MORFOLOGIA
De acordo com HIDELBRAND (1995), o esqueleto interno e articulado dos vertebrados é único no reino animal.
Os elementos esqueléticos não se decompõem facilmente, o que permite demonstrar as amplas linhas filogenéticas dos animais, em contrapartida, é suficientemente plástico e, portanto, responde às amplas variações dos diferentes habitats, fornecendo informaçõesseguras sobre as adaptações locomotoras das diferentes espécies antepassadas e atuais. Além disso, mostra também o processo evolutivo da maioria dos outros órgãos que, em maior ou menor extensão, mantêm contato com os ossos e deixam suas “marcas” nestes.

3. FUNÇÕES DO ESQUELETO
• Proteção;
• Armazenamento de íons (Cálcio e Fósforo);
• Sustentação e conformação do corpo dos animaisdomésticos;
• Sistema de alavancas, que movimentadas pelos músculos permitem o deslocamento;
• Local de produção de células sanguíneas (hematocitopoiese).

4. DIVISÃO ANATÔMICA DO ESQUELETO
• Axial: coluna vertebral, costelas, esterno e crânio.
• Apendicular: ossos dos membros torácicos e pélvicos.
A união entre o esqueleto axial e apendicular é feita por meio de cinturas. A cintura escapularune o membro torácico ao tronco e a cintura pélvica une o membro pélvico ao tronco.
• Esplâncnico ou visceral: constituído por alguns ossos que se desenvolvem em determinados órgãos. Ex: ossos do pênis do cão e do gato, do coração do boi, da língua nas diversas espécies (osso hióide).

5. OSSOS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
• Crânio ( frontal, nasal, incisivo, lacrimal, zigomático, maxilar,...
tracking img