Apagão profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APAGÃO PROFISSIONAL

Com a globalização, o neoliberalismo entre outros acontecimentos, a competitividade dentro das organizações tornou-se um fenômeno mundial. Isto faz com que os paísesinvistam em educação e em específico a especialização de mão de obra. Nesses últimos anos a demanda por curso de graduação vem crescendo de forma desordenada, mas mesmo assim segundo os empresários faltamprofissionais qualificados.

De acordo com pesquisa feita em internet, revistas e outros as empresas defendem que o que se tem de mais valioso dentro das organizações são seus colaboradores, parao crescimento de ambos é necessário escolher as pessoas certas para os lugares certos e a investir em seus funcionários para se ter profissionais qualificados.

Segundo Paula Gianetti,superintendente de RH do Santander, um dos assuntos mais abordados no mercado de trabalho no Brasil é a falta de profissionais qualificados, ela defende que está falta pode até ocorrer em alguns setores comode engenharia, profissionais que trabalham no setor de óleo e gás. No entanto, as áreas de recursos humanos o que falta não são profissionais e sim deficiência no processo de recrutamento. Uns dosfatores abordados são: falta de comunicação entre empresa X novos empreendedores, uso de métodos antigos para contratação destes profissionais em início de carreira. Ou seja, a perda é para ambas aspartes.

Para comprovar que sua tese tem fundamentos Paula citou os seguintes pontos:

• Existe gente no mercado: de acordo com estatística anualmente no Brasil cerca de 800 000profissionais deixam as universidades.

• Treinamento resolve: concorda que mesmo com deficiências pós formação um bom treinamento aperfeiçoará o candidato.

• Requisitos certos: mudança nos métodosna hora das contratações um dos exemplos é recrutar pessoas dinâmicas e que tenham habilidade em relacionar-se via web.

Com a “falta de mão de obra qualificada” as empresas estão abrindo...
tracking img